Quais são as atividades de lazer nas comunidades quilombolas?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Além das festas, o lazer dos quilombolas inclui também o futebol, praticado tanto por homens quanto por mulheres. Em todas as comunidades existe um campo para a prática do esporte.

Identificou-se o futebol como a mais praticada por ambos os sexos, independente de faixa etária. No entanto, mais da metade dos adultos quilombolas, principalmente mulheres e pessoas de mais idade, parece não praticar nenhuma atividade física em seu tempo livre.

O povo do quilombo é um povo alegre, que gosta de música e de dança. O canto está sempre presente em seu cotidiano e nas festas. Entre os quilombolas há um grande número de cantores e compositores, que relatam em suas músicas a vida, a luta e a esperança de seu povo.

Nos antigos quilombos, de acordo com seus costumes, seus moradores caçavam, pescavam, criavam animais e cultivavam lavouras para garantir o sustento.

Além de reforçar os laços sociais entre os quilombolas, acreditamos que as festas são uma poderosa arma que representam um espaço de emancipação social e uma resistência quilombola em torno de suas tradições e construções identitárias, por isso, este trabalho narra como se constituem os processos rituais no festival de ...

Para garantir sua sobrevivência, os quilombos realizavam um comércio ilegal, o que lhes permitia conseguir armas e produtos inexistentes em suas comunidades. Agricultores comunitários, eles plantavam para suprir suas necessidades. O excedente era comercializado no entorno.

Os casais vão dançando pelo salão, e quando a música para, um dos casais deve recitar um verso. Assim continua até que todos os casais tenham recitado seus versos. Além das festas, outra forma de lazer dos quilombolas é o futebol. Algumas comunidades até promovem campeonatos entre times dos quilombos.

O sistema de agricultura quilombola é baseado na permacultura, que não permite apenas uma alimentação balanceada e sustentável, como garante o sustento dessas pessoas e mantém o solo da região saudável, o que não acontece no sistema industrial.

As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

Como principal atividade de subsistência dos quilombos da região, encontra-se a agricultura de coivara itinerante, que possibilitou a resistência dessas comunidades até os dias atuais, através do manejo de recursos naturais presentes em seus territórios, o que permite que não tenham que depender inteiramente dos ...

Constam como manifestações religiosas no local os festejos de: São Sebastião, Nossa Senhora do Bom Parto, Sant'Anna, Nossa Senhora Mãe dos Homens e Festejo do Menino Jesus. Todas de cunho católico português e brasileiro, a princípio, mas com requintes de elementos simbólicos da África e Europa.

A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à espeficidade étnico-cultural de cada comunidade e formação especifica de eu quadro docente, observado os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios ...

A sobrevivência do quilombo decorria da agricultura, e os principais itens produzidos em Palmares eram mandioca (usada para produzir farinha), feijão, batata, milho e melaço (produzido do cultivo da cana-de-açúcar).

Como essa comunidade organiza e divide o trabalho? As atividades realizadas na comunidade quilombola Ivaporunduva são o cultivo agrícola (arroz, mandioca, milho, feijão, verduras e legumes) artesanato e turismo. O trabalho é organizado e dividido entre todos os jovens e adultos do quilombo.

Quilombolas são os atuais habitantes de comunidades negras rurais formadas por descendentes de africanos escravizados, que vivem, na sua maioria, da agricultura de subsistência em terras doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo.

Por meio da legislação, da Constituição de 1988, as comunidades quilombolas têm garantida a sua proteção cultural, vida digna e liberdade para viverem de acordo com suas tradições culturais, além da preservação de suas terras.

Nas comunidades quilombolas, hoje, existem três religiões predominantes: o catolicismo, o candomblé e o evangelismo. Algumas possuem apenas uma religião, porém, o mais comum é que, numa mesma comunidade, predominem duas ou três religiões diferentes.