Quais brasileiros ganharam Grammy Latino?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Liniker: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (Indigo Borboleta Anil) Alceu Valença: Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa (Senhora Estrada) Jorge Drexler & Marisa Monte: Melhor Canção em Língua Portuguesa (Vento Sardo)

Ela pode ser a primeira artista do Brasil a ganhar a categoria, mas outros artistas nacionais já levaram a estatueta em outras disputas. Logo na estreia da premiação, em 1959, Laurindo de Almeida venceu a categoria de Melhor Engenharia de Álbum Clássico com o projeto Duets with the Guitar.

Outro grande destaque foi Ivete Sangalo, que conquistou seu terceiro Grammy, desta vez por Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, por “Arraiá Da Veveta”. A emoção da cerimônia veio com as homenagens à cantora Marília Mendonça, falecida em um acidente aéreo no último dia 5.

  • Marco Antonio Solís (Personalidade do Ano)
  • Tocarte (Gravação do Ano)
  • Motomami (Álbum do Ano)
  • Ángela Álvarez (Melhor Artista Revelação)
  • Silvana Estrada (Melhor Artista Revelação)
  • Rita Lee (Excelência Musical da Academia Latina de Gravação)

Anitta não leva Grammy, mas teve brasileiro vencedor e homenageado.

A 65ª edição consagrou a cantora norte-americana Beyoncé como a artista mais premiada do festival com um total de 32 estatuetas. Na edição de 2023, a cantora foi premiada com melhor álbum de dance/eletrônica, com “Renaissance”, melhor gravação dance/eletrônica com “Break My Soul”.

Todos os vencedores saem com suas estatuetas (e uma boa dose de divulgação), mas não levam um prêmio financeiro junto. Não há recompensa em dinheiro com a conquista de um Grammy.

Os indicados e ganhadores do Grammy Latino são escolhidos através dos mesmos processos do Grammy Awards, com duas sutis, porém importantes, diferenças: a filiação é internacional e os lançamentos elegíveis para receber os prêmios são feitos tanto dentro como fora dos Estados Unidos.

Vencedora de dois Grammy Awards e oito Grammy Latino, Shakira já vendeu mais de 85 milhões de discos em todo o mundo e ganhou inúmeros outros prêmios.

Anitta conquistou mais um feito histórico na sua carreira: ser indicada a uma categoria ao Grammy Awards - e como Artista Revelação do Ano. E isso acontece 57 anos depois da última indicação de um brasileiro ou um artista latino-americano nessa categoria.

Claudia Assef. 8 de março de 2023 Atualizado há 3 meses. Guilherme Nabhan/Divulgação. O ranking mais recente aponta Anitta em primeiro lugar, com 17 milhões de reproduções por mês; em segundo lugar aparece Marília Mendonça, com 6,9 milhões; em terceiro, Luísa Sonza, com 6,2 ...

A cantora brasileira Marília Mendonça ganhou na noite desta quinta-feira, 14, seu primeiro Grammy, o prêmio mais importante da música mundial.

Até 2008 a premiação era realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense. Atualmente o prêmio é realizado na Jeunesse Arena, na cidade do Rio de Janeiro. A artista mais premiada do evento é a cantora Ivete Sangalo com 20 prêmios, seguida por Anitta com 19 prêmios.

Ivete Sangalo

Entre os prêmios conquistados estão 4 Grammys Latinos, no qual Ivete é a recordista brasileira de indicações, e o recorde de maior vencedora do Troféu Melhores do Ano, a maior premiação da TV brasileira. Com 28 anos de carreira, Ivete Sangalo é a cantora brasileira mais premiada do mundo.

A cantora de jazz norte-americana Samara Joy levou para casa o desejado Grammy de Melhor Artista Revelação, neste domingo, dia 5, prevalecendo na categoria eclética para a qual foram indicados os roqueiros italianos Maneskin e a brasileira Anitta, entre outros.

Samara Joy foi a grande vencedora como “Artista Revelação” do Grammy 2023, categoria a qual estava concorrendo com Anitta e mais oito artistas. A jovem de 23 anos é uma cantora de jazz e horas antes, também levou o gramofone dourado de “Melhor Álbum de Jazz” na pré-cerimônia do evento, que aconteceu neste domingo (5).

Samara Joy

Anitta perdeu o Grammy 2023 de melhor artista revelação para a cantora Samara Joy, que já havia vencido outra estatueta na mesma noite, de melhor álbum vocal de jazz, por Linger Awhile.

Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 32 Grammys (29 em carreira solo e três com o grupo Destiny's Child) e 79 indicações. Atualmente ela é a artista que mais ganhou Grammys na história da premiação.

Anitta perdeu o prêmio de artista revelação no Grammy, a premiação mais importante da indústria da música, que foi dado a Samara Joy.

Ao longo de sua carreira, Styles recebeu vários prêmios, incluindo dois Brit Awards, quatro Grammy Award, um Ivor Novello Award e um American Music Award. Styles fez sua estreia como ator no filme de guerra de Christopher Nolan de 2017, Dunkirk.

O número coloca o artista empatado com Beyoncé no primeiro lugar na lista dos artistas mais premiados na história do Grammy.