Quem deve adaptar as atividades para os alunos especiais?

Perguntado por: unascimento . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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§ 1o Nas classes especiais, o professor deve desenvolver o currículo, mediante adaptações, e, quando necessário, atividades da vida autônoma e social no turno inverso..

Quem adequa as atividades de um aluno com deficiência intelectual? E na hora da avaliação: quem atribui nota? Nem um, nem outro, e sim os dois. Nesses casos, a responsabilidade pelo planejamento pedagógico é tanto do professor de sala quanto do docente da sala de recursos multifuncionais (SRM).

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?

  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

Em 1996, a LDB nº 9394/96 no seu artigo 59, atribui aos sistemas de ensino o dever de assegurar aos educandos com necessidades especiais, currículos, métodos, técnicas, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades.

alunos com necessidades educacionais especiais têm um ritmo próprio de aprendizagem, necessitando de um tempo maior (ou menor) para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos no currículo, por isso faz-se necessário a adaptação na temporalidade.

O setor específico deve assessorar o planejamento, participando ativamente, contribuindo com a experiência que já tiver, mas os professores desse aluno, o coordenador pedagógico e outros profissionais ligados ao planejamento educacional é que deverão planejar as ações para incluí-lo.

LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Os professores de apoio são responsáveis pelas adaptações curriculares dos alunos atendidos, auxiliando-os em todas as atividades escolares. São profissionais graduados em licenciatura com especialização em Educação Especial ou Educação Inclusiva.

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado: a. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial; b.

O Profissional de Apoio Escolar não pode assumir turma. Poderá apenas auxiliar o Professor regente, mesmo que seja um professor substituto. Conversas com pais devem ser realizadas pelo Professor regente, bem como este ser a referência para o aluno da demanda da Educação Especial.

Assim respondendo a primeira questão, o papel do professor na educação inclusiva é de ser, facilitador no processo de aprendizagem e contribuir na evolução de seus alunos através do planejamento contínuo e o respeito mútuo entre eles.

Mas a inclusão dos estudantes com deficiência em turmas regulares está em risco desde que o governo federal editou o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que flexibiliza a política nacional de Educação especial e permite escolas e turmas específicas para os estudantes com deficiência, separados dos demais ...

De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).

Nessa forma de adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual mudamos a estrutura da atividade para evitar possíveis barreiras que fazem o aluno errar ou pedir muita ajuda.

Qual é a primeira lei que sinaliza a necessidade de adaptações curriculares para os sujeitos com necessidades educacionais especiais, no sentido de incluí-los na escola regular? Lei n.º 8. 213, de 24 de julho de 1991.

Adaptações Curriculares
São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

O Professor é um agente de transformação individual e coletivo e quando é um bom profissional, a sociedade o admira e apoia. Estar presente na vida do aluno e pertencer a suas aprendizagens escolares.