Quais luzes devem estar acesas no modem da Net?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.

Apagado – indica que a rede Wi-Fi não está ativada. Aceso – indica que a função WPS está ativada. Piscando – indica que o modem Wi-Fi está ativando a função WPS. Apagado – indica que a função WPS não está ativada.

Status do modem ou roteador
Sabe aquelas luzes que não param de piscar no aparelho? Pois bem, são elas que indicam o status de conexão. Caso haja alguma anormalidade, elas não irão piscar conforme o habitual. Caso haja alguma luz vermelha ou apagada, é indício de algum problema.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando.

De forma geral, o modem Claro 4G funciona como a internet do smartphone. O sinal é recebido pelo chip que é inserido dentro do modem, que fica responsável por rotear o sinal para o espaço ao redor.

significa que perdeu a ligação óptica ao ONT. Verifique o conector óptico para ver se está bem ligado.

Não se assuste se você notar que algumas luzes ficam piscando incansavelmente, pois isso indica que seu roteador está se comunicando com os dispositivos conectados, exceto em alguns modelos onde os Leds ficam estáveis e não piscam, mostrando somente que estão conectados com a internet.

Piscando – indica que a rede Wi-Fi está habilitada e está funcionando corretamente. Apagado – indica que a rede 2.4GHz está desabilitada. Aceso – o serviço de internet está disponível.

Então, manter o aparelho sempre ligado não é o ideal para seu melhor funcionamento. O recomendado é que você reinicie ele pelo menos 1 vez por semana em caso de lentidão e travamentos na internet.

Esse botão aparece em alguns modelos e facilita o processo de conexão entre o roteador e seu dispositivo dispensando a utilização ou memorização de senhas. Quando você quiser conectar um novo aparelho à sua rede Wi-Fi, basta pressionar o botão WPS para que seu aparelho se conecte ao roteador automaticamente.

Quando o roteador é ligado na energia por muitos dias seguidos, ele pode começar a apresentar problemas como lentidão e travamentos. Por isso, é recomendável desligar o seu roteador da energia quando você não for utilizar a internet, como quando você sair de casa ou quando for dormir por exemplo.

Acesse o site ou aplicativo Minha NET. A NET possui uma seção no site e no aplicativo Minha NET que permite verificar se há interrupções de serviço na sua área. Você pode inserir seu CEP ou endereço para ver se há algum problema conhecido. Acesse o site DownDetector.

6 maneiras de recuperar o sinal da internet

  1. Reiniciar o modem.
  2. Troque o wi-fi pelo cabo LAN.
  3. Checagem dos cabos.
  4. Mude o canal da rede wi-fi.
  5. Reveja sua senha de proteção.
  6. Avalie programas, firewall e vírus.
  7. É hora de ligar para o SAC.

Basta abrir o endereço em seu navegador e receber um quadro geral da conexão. Basta entrar pelo navegador e receber as informações. Além de um acesso rápido ao nosso endereço de IP, também é possível já ter uma boa noção da latência (ping) e se existe atraso (lag) da nossa conexão em enviar e receber dados.

Acesse Configurações > Wi-Fi e toque no nome da rede Wi-Fi à qual você está conectado no momento para exibir informações básicas sobre a rede. A partir daqui, você pode ver se a rede Wi-Fi é uma rede de 5 GHz ou 2,4 GHz.

Para reiniciar o modem Wi-Fi, é necessário fazer login na interface do modem Wi-Fi. Nota: caso não seja possível fazer login na interface do modem Wi-Fi, desligue-o da tomada, aguarde 30 segundos e volte a religá-lo. Assim, seu aparelho será reiniciado automaticamente.

Botão WPS – o botão WPS serve para fazer a conexão entre o modem Wi-Fi e outro dispositivo. Ao apertá-lo, o modem Wi-Fi ficará visível aos dispositivos que estão buscando uma rede Wi-Fi.