Quais os 3 principais sinais de meningite?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Meningites bacterianas são mais graves e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarréia, crises convulsivas, coma.

Há três tipos de meningite, a meningite viral, a meningite bacteriana e a meningite fúngica.

No caso da meningite, a inflamação provoca dores de cabeça e vômitos intensos, além da rigidez no pescoço. O quadro da doença também se desenvolve muito mais rápido, em cerca de 24 horas. Em alguns casos, a pessoa com meningite também pode apresentar sintomas neurológicos, como perda de consciência, por exemplo.

Um dos sinais da meningite bacteriana é uma mancha vermelha arroxeada na pele. O problema é que uma mancha parecida pode ser causada por várias outras coisas, mais simples, como alergias ou picadas de insetos, por exemplo.

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

Os principais tipos de meningite são:

  1. Meningite viral. A meningite viral é um tipo de meningite causada por vírus e que costuma ser mais frequente no verão e em pessoas a partir dos 15 anos de idade. ...
  2. Meningite bacteriana. ...
  3. Meningite fúngica. ...
  4. Meningite eosinofílica. ...
  5. Meningite asséptica.

O sinal mais comum de meningite é febre alta, presente em mais de 95% dos pacientes. Nos pacientes idosos, pode não haver febre, mas sim hipotermia, com temperatura axilar abaixo dos 36ºC. Outro sinal frequentemente presente é a rigidez de nuca, que ocorre em cerca de 90% dos casos.

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como traumatismo. A forma de transmissão depende do tipo.

A meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Outros sintomas são mal-estar, náusea, vômito, sensibilidade à luz e confusão mental. O agravamento da doença pode levar a convulsões, delírio, tremores e coma.

Os sintomas são os mesmos tanto para a bacteriana quanto a viral: febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Outros sintomas também podem ocorrer: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão).

A meningite dura cerca de vinte dias e pode deixar seqüelas. A forma de prevenção da meningite é através da vacina 'anti HIB' e evitar estar com crianças pequenas em lugares que tenham aglomerações de pessoas e ambientes abafados, evitar fazer visitas a hospitais.

Podem ter como sintomas: febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Essa rigidez na nuca pode causar um desconforto também nas costas, uma vez que ela faz com o que o pescoço fique estático e com dificuldade de locomoção. Isso pode interferir na postura, o que tende a causar torcicolo e dores na lombar.

A vacina protege contra alguns tipos de bactérias, porém não todos, e também não protege contra as infecções por vírus. Portanto, mesmo vacinada uma criança pode desenvolver meningite por outros agentes menos frequentes.

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. Em 2018, o Brasil registrou 1.072 casos da doença e 218 mortes.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Os sintomas da meningite nas crianças são variados e incluem febre, dor de cabeça, vômitos, irritabilidade e choro. Um dos principais sinais é a rigidez na nuca, que faz com que o pequeno tenha dificuldade ou não consiga encostar o queixo no peito.

A rigidez de nuca pode ser testada através da incapacidade do paciente em realizar a flexão do pescoço ou quando este apresenta flexão do joelho ou quadril em resposta ao movimento forçado do pescoço (sinal de Brudzinski).

Um teste caseiro para tentar determinar se uma criança pode estar com meningite é pedir para que ela encoste o queixo no peito. Se não conseguir ou parecer difícil demais, vá para um hospital o quanto antes.

“É uma infecção grave do labirinto por bactéria ou vírus, muitas vezes ligadas a complicações de meningite grave”, afirma. Ele explica que cerca de 70% dos casos de vertigem (subtipo de tontura em que a pessoa sente que está girando ou balançando) são, na verdade, vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB.