Qual os primeiros sinais de meningite?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os sintomas da meningite podem ser bastante característicos, como dor de cabeça intensa, febre, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos.
...
Os principais sintomas indicativos de meningite viral são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas ou vômitos.

Na maioria das crianças e adultos, a meningite bacteriana começa com sintomas que pioram lentamente por 3 a 5 dias. Esses sintomas podem incluir uma sensação de mal-estar geral, febre, irritabilidade e vômito. Algumas pessoas apresentam dor de garganta, tosse e entupimento do nariz.

O período de incubação da meningite é de 2 a 10 dias e evolui em 3 etapas tais como: nasofaríngea, septicêmica e meningítica. A criança com meningite tem febre, rigidez na nuca, fortes dores de cabeça, vômito, mal estar, calafrios, dores musculares, confusão mental e etc.

O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.

Podem ter como sintomas: febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Essa rigidez na nuca pode causar um desconforto também nas costas, uma vez que ela faz com o que o pescoço fique estático e com dificuldade de locomoção. Isso pode interferir na postura, o que tende a causar torcicolo e dores na lombar.

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

– a meningite pode matar em 24 horas, portanto, reconhecer os sintomas e agir rápido é crucial. Se você suspeitar de meningite, procure atendimento médico imediatamente. A meningite afeta atualmente mais de 2,8 milhões de pessoas a cada ano no mundo. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode ser afetada pela meningite.

Não há uma dor específica de meningite, ela pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, pode ser na frente, na região cervical, nuca, afetar os olhos, latejar. Se a meningite for grave, a dor serátambém mais forte, mas quadros de meningite viral podem aprestar dor de cabeça menos intensa, mais continua.

Os sintomas da meningite nas crianças são variados e incluem febre, dor de cabeça, vômitos, irritabilidade e choro. Um dos principais sinais é a rigidez na nuca, que faz com que o pequeno tenha dificuldade ou não consiga encostar o queixo no peito.

Além da dificuldade em abaixar a cabeça, movimentar o pescoço também é difícil e doloroso quando a meninge está inflamada. A dor de cabeça é outro sintoma comum de meningite.

O vírus da gripe ataca as vias respiratórias. Por isso, provoca coriza, tosse e cansaço. Já a meningite desencadeia dores de cabeças e vômito intensos, rigidez no pescoço, além de sintomas neurológicos, como surdez, perda de consciência e, em alguns casos, paralisia.

A meningite pode não apresentar febre? A meningite geralmente vem acompanhada habitualmente de cefaleia, febre, náuseas, vômitos, dentre outras queixas. Nas meningites virais, que são quadros mais benignos, comparando-se às meningites bacterianas, a febre pode estar ausente, bem como em meningites assépticas.

A vacina protege contra alguns tipos de bactérias, porém não todos, e também não protege contra as infecções por vírus. Portanto, mesmo vacinada uma criança pode desenvolver meningite por outros agentes menos frequentes.