Quais os 3 tipos de sons?

Perguntado por: idomingues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Podemos dizer que um som é do tipo agudo, grave ou médio dependendo da sua frequência. A frequência de sons é medida em hertz(Hz), número de vibrações da onda por segundo.

São classificadas em:

  • Infrassom: são percebidos pelo ouvido humano. Está entre 0Hz e 16Hz.
  • Ultrassom: frequências altas e que as pessoas não conseguem captar. Produzem náuseas e perturbações. Maiores de 20000 Hz.
  • Sons audíveis: captados pelos ouvidos humanos. Frequência entre 20Hz e 20000 Hz.

Todo som possui quatro características a serem observadas: Intensidade, Duração, Timbre e Altura.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

Altura, intensidade, duração e timbre

  1. Um som apresenta as seguintes características:
  2. altura.
  3. intensidade.
  4. duração.
  5. timbre.
  6. No que respeita à sua altura, os sons podem ser classificados em sons agudos e sons graves.
  7. Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos.

O nosso ouvido percebe duas espécies de sons quanto à sua emissão: Sons Naturais - emitidos pela natureza (trovões, ventos, etc...) Sons Produzidos - voz ou instrumentos, que serão objeto do nosso estudo. Os sons produzidos podem ser: sons musicais e sons não musicais.

SONS MUSICAIS um som musical. Um som pode ser apenas um ruido ou 0 ruido é um som que produz vibrações irregulares, enquanto o som musical produz uma vibração periódica. Notas musicais diferentes são produzidas alterando-se a frequência de vibração da fonte sonora.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

Você sabe o que é a frequência sonora? Ela se refere à velocidade na qual as ondas de som se propagam no ar. Ela ocorre por meio de vibrações, as quais podem ser mais espaçadas ou mais intensas, formando o que conhecemos como ruídos agudos e graves.

Em acústica e música, fundamental é a mais baixa e a mais forte freqüência componente da série harmônica de um som. Tecnicamente a fundamental corresponde ao primeiro harmônico.

Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.

SONS FORTES:
Alguns sons podem ser ouvidos mesmo quando estamos longe de seu emissor. Esses são os sons fortes. Por exemplo, é possível ouvir o rugido de um leão, mesmo quando estamos a uma grande distância dele.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

O som pode ser identificado e é captado pelo sentido da audição. No entanto, ele pode ser percebido de outras maneiras, por exemplo, pela vibração. O som possui algumas propriedades que o definem: intensidade e frequência. A intensidade está relacionada ao volume de cada som: forte, médio e fraco.

Intensidade sonora e amplitude
A intensidade das ondas sonoras é proporcional à amplitude da onda sonora, e não à sua frequência, por isso dizemos que sons de grande intensidade são sons fortes, enquanto sons de baixa intensidade são chamados de sons fracos.

Os sons da natureza são qualquer tipo de sons derivados do meio ambiente, sejam eles o canto dos pássaros ou o impacto da água que cai na cachoeira. Antes da humanidade ser cercada de tecnologias e construções de cimento, ela vivia em meio à natureza, em contato direto com os seus sons.

Com o nariz, expirando, inspirando e fungando. Com a boca, estalando a língua, assobiando, assoprando, jogando beijo, tossindo, enchendo a boca de ar e soltando devagar ou apertando as mãos nas bochechas. Com os dedos, estalando ou batendo os dedos contra a palma da outra mão e batendo em várias partes do corpo.

Ok então são os naturais são sons que vem da natureza como o próprio nome já.

O som é uma onda mecânica captada pela orelha, é chamada de onda sonora, quando uma corda de violão é tocada, ela vibra e esse movimento provoca a perturbação no ar, criando zonas de compressão e expansão que se propagam pelo ambiente, afastando-se da fonte.

Essas frequências distribuem-se, na média, entre 20 Hz e 20.000 Hz. Sons de frequências inferiores a 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequência superior a 800 Hz são conhecidos como ultrassons.