Quais os melhores conservantes para cosméticos?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Alguns exemplos de substâncias consideradas mais seguras são o fenoxietanol e os conservantes à base de caprilil glicol ou caprilato de glicerila, que também são mais suaves para a pele.

Vinagre: é considerado um ótimo conservante natural, especialmente para os vegetais (pepino, repolho, cenoura, cebola etc.). Limão: tem poder bactericida e antioxidante, que se explica pelo seu elevado teor de ácido cítrico, que é cerca de 5 a 7%, independentemente do tipo do limão.

Eles são amplamente utilizados para evitar a contaminação microbiana de alimentos, medicamentos ou produtos cosméticos. Os parabenos e o fenoxietanol são exemplos de conservantes.

ácido benzóico

Em função de seu baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) são os conservantes alimentícios mais usados.

Por apresentar baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) constituem os conservantes mais utilizados na indústria alimentícia.

Quais são os principais conservantes?

  • Antioxidantes. Servem para impedir a reação do alimento com o oxigênio, isto é, a oxidação. ...
  • Antimicrobianos. Sua função é inibir microrganismos que podem afetar a qualidade do alimento. ...
  • Inibidores enzimáticos. ...
  • Acidulantes. ...
  • Glutamato monossódico.

Utilizado como aditivo na fabricação de diversos alimentos industrializados, o benzoato se destaca no mercado por contar com propriedades antifúngicas, antimicrobianas e conservantes que auxilia na proteção e conservação dos alimentos fabricados pelas indústrias até a sua chegada ao mercado.

Para saber quais conservantes estão presentes em um produto com código, você deve consultar a tabela, disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

6 conservantes naturais para substituir os artificiais

  1. Limão. Com certeza não lhe parece estranho que o limão faça parte da lista de conservantes naturais. ...
  2. Mel. Doce e capaz de preservar a qualidade dos alimentos? ...
  3. Ervas aromáticas. ...
  4. Alho. ...
  5. Sal. ...
  6. Vinagre.

Dentre os microrganismos que podem crescer e contaminar os cosméticos estão as bactérias, fungos, bolores e leveduras. Para proteger as formulações desse crescimento desordenado e consequentemente a perda do produto, são adicionadas nas formulações substâncias que vão preservar esse sistema: conservantes.

Phenova é um conservante líquido destinado à preservação de cosméticos e formulações farmacêuticas de todos os tipos.

O uso de conservantes na alimentação é comum, porém, algumas substâncias encontradas são prejudiciais à saúde humana e podem acarretar inúmeras situações como alergias, problemas gástricos e doenças mais graves como câncer.

Os conservantes artificiais são muito utilizados em produtos de panificação, confeitaria e indústria de vinhos e são aqueles adquiridos de forma industrializada, alguns exemplos são os nitratos e os sulfitos.

Conservante: é uma substância, de acordo com a legislação, que retarda ou impede alterações nos alimentos, que são provocadas por enzimas ou microrganismo. Estabilizantes: é uma substância, de acordo com a legislação, torna-se possível a separação de 2 ou mais substâncias não suscetível de misturar-se em um alimento.