Quais os objetivos específicos da educação inclusiva?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 16 de maio de 2023
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- Buscar alternativas de ação pedagógica junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. - Compreender o sujeito como possuidor de múltiplas dimensões para a aprendizagem. - Discutir o papel social da educação inclusiva.

Dessa forma, o objetivo fundamental da Inclusão Escolar é não deixar criança alguma fora do sistema escolar e garantir que todas possam frequentar a sala de aula do ensino regular da escola comum, e, que esta escola, por sua vez, adapte-se às particularidades de todos os alunos para concretizar o objetivo da ...

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Tem por objetivo principal proporcionar ao aluno com necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades, tanto nos aspectos intelectuais, físico, social e do trabalho, mediante conhecimentos, habilidades e aptidões, promovendo sua auto-realização.

Principais desafios da inclusão escolar na escolar regular.
Infraestrutura inadequada para alunos especiais. Investimentos insuficientes pelo estado para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais. Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais.

Como melhorar a inclusão?

  1. Criação de políticas de inclusão. A primeira questão essencial para saber como melhorar a inclusão nas escolas é através de criação de políticas de inclusão. ...
  2. Conhecimento sobre o aluno. ...
  3. Qualificação profissional. ...
  4. Adaptação de estruturas físicas da escola. ...
  5. Projetos sociais.

O que são práticas inclusivas, capacitismo e acessibilidade? Conhecer e debater com os alunos os conceitos de capacitismo e acessibilidade são exemplos de práticas inclusivas na escola. Dentro dos espaços educacionais, o debate sobre exemplos de práticas inclusivas é muito relevante.

Ações Inclusivas

  • Atendimento aos Estudantes da Educação Especial. ...
  • Comissões de Verificação da Condição de Deficiência. ...
  • Laboratório de Tecnologia Assistiva. ...
  • Relações Étnico-Raciais. ...
  • Conteúdo útil.

Assim, os três princípios que norteiam os objetivos da educação especial são a normalização, a integração e a individualização dos alunos com necessidades especiais.

O professor precisa ter conhecimento bem construído em sua área de atuação, além de manter-se em permanente atualização, considerando o ritmo acelerado do conhecimento humano em geral. Buscar informações e aprender a selecioná-las são novas habilidades que o professor não pode deixar de desenvolver.

  1. Conheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas, sem dúvida, é entender que todo ser humano é diferente. ...
  2. Tenha intencionalidade. ...
  3. Pense sobre integração em aulas inclusivas. ...
  4. Utilize múltiplos recursos e tecnologias. ...
  5. Crie um ambiente de respeito e cooperação entre os alunos.

São eles:

  • Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ...
  • Toda pessoa aprende. ...
  • O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ...
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos. ...
  • O ensino inclusivo diz respeito a todos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, junto à Lei Brasileira de Inclusão, dá respaldo jurídico para que a inclusão ocorra em todos os níveis. A criança, por exemplo, não pode estar fora da escola. Ela é responsabilidade do Estado.

Art. 5º A Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida tem como público-alvo os educandos que, nas diferentes etapas, níveis e modalidades de educação, em contextos diversos, nos espaços urbanos e rurais, demandem a oferta de serviços e recursos da educação especial.

Os grupos acolhidos pela educação inclusiva devem recebê-la de forma pautada nos seguintes princípios e fundamentos: Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.

A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Para que a inclusão seja uma realidade, será necessário rever uma série de barreiras, além da política e práticas pedagógicas e dos processos de avaliação. É necessário conhecer o desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem, levando em conta como se dá este processo para cada aluno.

Assim, um dos maiores desafios da formação docente na perspectiva inclusiva é instigar o educador a, além de conhecer as singularidades dos processos pedagógicos de cada um de seus estudantes para identificar meios de garantir o direito à aprendizagem, buscar reconhecer, juntamente com toda a equipe da escola — e ...

Assim, uma escola inclusiva é aquela que garante o atendimento à diversidade humana e é capaz de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades, garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.