Quais os pontos negativos do filme Tempos Modernos?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e também pelo desemprego, pontos esses que são enfatizados no filme.

Estreado pela atuação do Charles Chaplin, esta obra cinematográfica demonstra com perfeição os modelos de produção cuja peculiaridade é a divisão do trabalho. Assim, nos modelos de produção conhecidos como “Taylorismo” e “Fordismo”, cada operário fica encarregado por uma etapa do processo produtivo.

Em 1936, Charlie Chaplin interpretou um operário de fábrica no filme Tempos Modernos. Sua cena mais memorável ocorre em uma linha de montagem onde Chaplin se esforça para acompanhar a rápida correia transportadora. Um gênio da comédia, Chaplin o faz com grande efeito.

08) Que problemas sociais são mais denunciados no filme? R: Pobreza, desequilíbrio ambiental, ensino sucateado, alienação social.

Momento político da época
O filme Tempos Modernos representa o estilo de vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, com os formatos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.

Resposta. Resposta: O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.

Conclusão. No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.

A escola apresenta um discurso modernizador, quando na verdade o seu funcionamento se dá de formas totalmente arcaicas, havendo uma contradição entre o discurso e a prática. Apesar de ser um espaço onde há uma grande diversidade cultural, ela desempenha um papel, de como se fosse um espaço homogêneo.

As condiçoes de trabalho eram desumanas, desenvolviam uma atividade repetitiva em uma velocidade controlada por uma máquina, os trabalhadores também não tinham muita segurança, pois muitas vezes o ritmo era aceleradíssimo, correndo o risco de até ser engolido pela máquina.

Quais aspectos significativos mudaram e quais permanecem na estrutura econômica e social? Com relação a economia o filme mostra que os donos de fabrica só estão preocupados em enriquecerem e os operários ficam cada vez mais pobres, e a economia se baseia na maquinofatura .

Através de cenas humorísticas e dramáticas, Chaplin retrata as consequências físicas e psicológicas da rotina desumana enfrentada pelos personagens. Isso ressalta a necessidade de um ambiente seguro e saudável, onde os trabalhadores possam desempenhar suas atividades sem riscos excessivos.

A classe trabalhadora dos anos 30, focalizada no filme, dispunha de uma educação não complexa e braçal baseada nos princípios taylorista- fordista da produção, os quais estão voltados para preparar o indivíduo para o mercado e não para a cidadania plena, contribuindo assim para a perpetuação da exclusão da classe ...

- Durante as filmagens Chaplin teve uma crise nervosa, devido a problemas pessoais que passava e também pelo fato de seu estúdio ter sido destruído por um incêndio; - Inicialmente Charles Chaplin seria indicado ao Oscar de melhor ator, por O Circo.

O cinema tem papel importante para a transformação da sociedade, pois através dele é possível chamar a atenção para diversas questões e realidades, além de possibilitar a transmissão de valores essenciais para a garantia e promoção de direitos humanos.

A crítica pode ser de dois tipos: externa, quando compara o filme nos seus contextos de produção e de recepção; ou pode ser interna ou imanente, quando avalia a obra em si mesma. O termo também se estende aos juízos e comentários, bem como à pessoa que os produz.

A figura representada por Charles Chaplin critica o modelo de produção do início do século XX, nos Estados Unidos da América, que se espalhou por diversos países e setores da economia e teve como resultado. a subordinação do trabalhador à máquina, levando o homem a desenvolver um trabalho repetitivo.