Quais os top hits dos anos 60?

Perguntado por: iantunes7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Top 100 músicas dos anos 60

  • Suspicious Minds. Elvis Presley.
  • Stand By Me. Ben E. King.
  • I Want You Back. The Jackson 5.
  • Oh, Pretty Woman. Roy Orbison.
  • Space Oddity. David Bowie.
  • Happy Together. The Turtles.
  • All Along The Watchtower. Jimi Hendrix.
  • Good Vibrations. The Beach Boys.

A década de 60 é considerada um período de ebulição na música brasileira. É quando passam a coexistir o samba, o jazz, a bossa nova, o sertanejo de raiz, a moda de viola, o baião nordestino, o rock e outros. Esse período é considerado um marco para o cenário da música nacional.

Nos anos 60, o cenário musical era bem definido. Os sucessos dos membros da Jovem Guarda, como Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos e Sérgio Reis, dominavam as paradas musicais. Inspirado no Rock, sua música era mais agitada, o famoso “iê-iê-iê”, ao som de guitarras e baterias, sem tanta preocupação com o conteúdo.

No Brasil, Inaugurada a cidade de Brasília em 21 de Abril de 1960, a nova capita. No ano seguinte, João Goulart virou o primeiro Presidente trabalhista, mas foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, que inaugura um novo período ditatorial na história brasileira.

valia a pena se divertir. Nas boates, só maiores de 18 podiam entrar. Não que isso exigisse muito controle: os mais novos nem as consideravam uma opção de diversão. Para eles, as festas eram na casa dos amigos, na escola ou no clube, devidamente supervisionadas e encerradas antes da meia-noite.

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles].

O que se cantava
Ao falar-se em música brasileira da década de 60 deve-se pensar em quatro gêneros: Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália e MPB, que, por sua vez, eram divididos em dois grupos: os “alienados” - Jovem Guarda e Bossa Nova e os “engajados” - MPB e Tropicália.

O rock dos anos 60 tinha bandas que misturavam instrumentos clássicos com o som da guitarra. Era um rock dançante e animado, que já trazia indícios da era disco que chegou nos anos 70. Ao mesmo tempo, também havia na época a semente do que viria a ser o rock de garagem, o punk e o rock psicodélico.

O feminismo: movimento que marcou as várias transformações ocorridas na década de 1960. A década de 1960 significou um ponto de grandes inflexões para a sociedade contemporânea.

No Brasil,os anos de 60 e 70 foram reconhecidos como anos de mudanças, as quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade, nos comportamentos políticos e nas manifestações culturais.

Esses festivais consolidaram a música popular brasileira, além de revelar e consolidar grandes compositores e intérpretes da música brasileira (Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Geraldo Vandré, Nara Leão, Edu Lobo, Jair Rodrigues, Tom Jobim, Oswaldo Montenegro, Jessé , Guilherme ...

O Tropicalismo foi um movimento brasileiro de ruptura cultural que, na música, tem como marco o lançamento, em 1968, do disco Tropicália ou Panis et Circencis. Seus participantes foram os cantores-compositores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a cantora Gal Costa, a banda Os Mutantes e o maestro Rogério Duprat.

Vários festivais promovidos pela tv e rádio foram porta de entrada para os cantores e bandas da época. Esses festivais grandes interpretes traziam suas músicas com letras e canções de conteúdo político e social.

A MPB (Música Popular Brasileira), surgiu na década de 60, durante a Ditadura Militar no Brasil. Como uma espécie de sucessão à Bossa Nova, a MPB misturou os ritmos desse gênero musical com os movimentos musicais dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes e seu engajamento folclórico.

No cinema, Brigitte Bardott, Catherine Deneuve e outras musas ditavam a moda para as mulheres, além da icônica modelo dos cabelos curtinhos, Twiggy. Foi nessa década também que a estilista britânica Mary Quant criou a minissaia e popularizou as hot pants.

8 de janeiro: A bandeira de Minas Gerais é instituída. 12 de março: Os primeiros imigrantes coreanos chegam ao Brasil. 20 de abril: Iniciam os Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade de São Paulo. 5 de maio: Terminam os Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade de São Paulo.

Os Anos de 1950 ficaram conhecidos como os “Anos Dourados”. É uma década de revoluções tecnológicas com evidentes implicações sociais, especialmente quando consideramos o ponto de vista comunicacional, pois é nesse período que as propagandas invadem a rádio e a recém chegada televisão.