Quanto custa o cartão Top?

Perguntado por: ibelem8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Quem incluir a modalidade de crédito ao Top, pagará uma anuidade de 12 vezes de R$ 16,90 — lembrando que essa função só será adicionada ao cartão após uma análise.

A solicitação do cartão Top é gratuita, basta seguir o passo a passo: Baixe o Aplicativo TOP (disponível para iOS e Android);

O TOP é aceito nos ônibus metropolitanos da Grande São Paulo gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô, monotrilho, CPTM, ViaMobilidade, ViaQuatro e em ônibus municipais de Arujá, Taboão da Serra e Rio Grande da Serra, na região metropolitana.

O cartão BOM não terá prazo para expirar e os créditos já adquiridos em todas as modalidades poderão ser utilizados até o final do saldo. A partir do dia 4 de abril, novas recargas só poderão ser efetuadas no cartão TOP, que já tem a emissão disponibilizada para os públicos que precisam adquirir créditos.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou nesta segunda-feira, 07 de março de 2022, que o cartão TOP, da nova bilhetagem eletrônica implantada pelo governador João Doria, já pode ser usado em todas as linhas de ônibus metropolitanos na Grande São Paulo.

A recarga do Cartão BOM é feita exclusivamente pela conta oficial do TOP (mesmo número do autoatendimento do BOM). Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Depois da recarga digital, o passageiro deverá validar os créditos aproximando o cartão TOP nos validadores localizados nas estações da CPTM, Metrô, terminais de ônibus da EMTU ou a bordo do ônibus intermunicipais. A validação é necessária em todas as modalidades do cartão.

Você tem algumas opções de lugar para validar a recarga:

  1. Diretamente em alguns ônibus;
  2. Estações de metrô;
  3. Terminais de ônibus;
  4. Estações de trem;
  5. Estabelecimentos credenciados pela empresa de transporte.

No entanto, os passageiros que ainda tiverem saldo no cartão podem usá-lo normalmente até os créditos acabarem. É possível passar o Top duas vezes na mesma viagem? De acordo com a assessoria de imprensa da Autopass, é possível utilizar o Top na mesma viagem, independente da categoria usada pelo passageiro.

O governo aconselha os usuários a emitir o cartão TOP antes mesmo de ter esgotar o saldo no BOM, permitindo o uso simultâneo de ambos. “Outro ponto importante do TOP é que fica mantido o benefício do desconto de R1,50 na integração entre ônibus e trilhos, a exemplo do que já ocorria com o BOM”, diz nota da STM.

O Cartão TOP vem com as funções Vale Transporte e Comum, ou seja, além de receber o benefício pela sua empresa, você também pode recarregar o seu cartão para embarque pessoal. Saiba mais sobre como solicitar o benefício em boradetop.com.br.

A partir de 05 de fevereiro de 2023, quem possui idade entre 60 anos e 65 anos pode utilizar o Cartão TOP para ter gratuidade nos ônibus, trólebus e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), trens, metrô e monotrilho.

Cartão de transporte

  • Cartão de Débito e Crédito. Usando o mesmo cartão, o cliente pode fazer compras nas funções débito e crédito. ...
  • Conta Digital. Para gerenciar as compras do cartão e fazer pagamentos, outra vantagem do TOP é a conta digital – que não tem mensalidade ou tarifas!
  • Bilhete Digital QR Code.

O cartão BOM encerrou venda de crédito no dia 3 de abril de 2022. Os passageiros que ainda possuem créditos poderão usar o saldo até o fim.

Cartões RioCard
Aceito em todos os meios de transporte públicos (ônibus, metrô, trens, barcas, VLT, BRT e van intermunicipais legalizadas); Para realizar integrações (Rio, Baixada, Metrô e SuperVia), deve estar cadastrado junto com o CPF do usuário e habilitado no site www.cartaoriocard.com.br.

Os créditos podem ser colocados no cartão TOP por meio do aplicativo TOP, WhatsApp do TOP (11 3888 2200), nas máquinas de autoatendimento sinalizadas nas estações da CPTM e do Metrô, terminais e nas lojas parceiras com o serviço habilitado que podem ser consultados pelo site do TOP.