Quais os três elementos do envelhecimento?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Essas questões contemplam os três principais elementos que, nesse estudo, compreendem o envelhecimento: o idoso, o processo de envelhecimento e a velhice.

O processo de envelhecimento provoca no organismo modificações biológicas (morfológicas) como o aparecimento de rugas e cabelos brancos ; fisiológicas, que acarretam alterações das funções orgânicas; e bioquímicas, que aparecem por meio das transformações das reações químicas que se processam no organismo (Rodrigues e ...

São eles:

  • Idade Cronológica. A idade cronológica é exatamente a mais comumente observada, pois se trata do tempo de vida, é a idade da pessoa em anos. ...
  • Idade Biológica. ...
  • Idade Psicológica. ...
  • O Brasil está caminhando para um envelhecimento demográfico jamais imaginado alguns anos atrás.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  • COGNITIVO. ...
  • SOCIAL. ...
  • FÍSICO. ...
  • APRENDIZAGEM. ...
  • E qual é o impacto do envelhecimento dos seus pais na sua vida?

Embora seja impossível lutar contra o relógio, é importante saber que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco, que agem de forma bem diferente no organismo.

Radicais livres: são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo etc.

Genética: com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, de toxinas ou da deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.

O envelhecimento populacional pode ser explicado por dois fatores-chave: o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade. Nos últimos anos, o mundo assistiu a uma grande elevação da expectativa de vida ao nascer de sua população.

O envelhecimento é definido como um processo multidimensional (Baltes & Baltes, 1990). Rowe e Kahn (1998) apresentam três indicadores de envelhecimento saudável: baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais; funcionamento mental e físico excelentes; e envolvimento ativo com a vida.

“O envelhecimento é um processo em que, para cada pessoa, as mudanças físicas, comportamentais e sociais desenvolvem-se em ritmos diferentes, sendo a idade cronológica apenas um dos aspectos, entre outros, que podem ou não afetar o bem-estar do idoso” (ARGIMON; STEIN, 2005, p.

O envelhecimento primário é o processo natural do envelhecer, tais como cabelos grisalhos, marcha lenta, diminuição da capacidade auditiva e visual etc. O envelhecimento secundário está relacionado a doenças e não necessariamente todos os idosos precisam ter este tipo de envelhecimento.

Pessoas idosas saudáveis e independentes contribuem para o bem-estar de sua família e da comunidade, e descrevê-las apenas como destinatárias passivas dos serviços sociais ou de saúde é perpetuar um mito.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

Dentro das alterações fisiológicas principais, também podemos destacar a diminuição da água corporal total (de 70% nas crianças para 52% no idoso), diminuição de peso e estatura, alterações na pele (manchas senis, diminuição de fibras elásticas), diminuição da força e tônus muscular, diminuição da capacidade ...

Os primeiros sinais visíveis de envelhecimento a partir dos 25 anos são as linhas finas e as rugas. Essas linhas aparecem em diferentes áreas do rosto e são os sinais mais fáceis de detectar. As primeiras a aparecer são as linhas finas. Essas pequenas e rasas rugas tendem a ficar visíveis nos cantos externos dos olhos.