Quais países estão do lado da Ucrânia?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Localizada na Europa, a Ucrânia também faz fronteira com a Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Moldávia, Belarus, Rússia e Crimeia (território anexado pelos russos em 2014).

Bélgica, Portugal, Itália, Espanha, Grécia, República Tcheca, Polônia, Romênia, Canadá, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Croácia e Eslovênia também forneceram ajuda militar. Israel e Austrália, que não são membros da UE ou da Otan, mas atuam como aliados, também prometeram auxílio.

A Alemanha, Reino Unido, Portugal, Holanda e República Tcheca anunciaram na sexta-feira (25) e neste sábado (26) o envio de mais suprimentos para ajudar a Ucrânia em meio ao combate contra a Rússia, iniciado na madrugada de quinta-feira (24).

País é considerado, em números absolutos, o que mais possui armamentos nucleares. Os Estados Unidos e a Rússia são os países com as maiores forças armadas do mundo. Eles também detêm os maiores arsenais de armas nucleares.

Atualmente, o termo é utilizado comummente, inclusive por historiadores, para se referir aos países que se aliaram com os Estados Unidos e Reino Unido, na Primeira e Segunda Guerra Mundial, contra a Alemanha e os países que a ela haviam se aliado.

O país é considerado um parceiro da Otan, o que sinaliza que pode ingressar na aliança num momento futuro, mas não garante um apoio coletivo. "A principal razão pela qual a Ucrânia sofre com a falta de apoio militar se deve ao fato de o país não integrar a Otan.

Os sistemas de armas que estamos fornecendo, os ucranianos nos deram garantias de que não usarão esses sistemas contra alvos no território russo. O diplomático realizou a afirmação junto ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

Segundo os discursos de Putin, a expansão da Otan para perto de suas fronteiras se trata de uma “ameaça existencial”. Isso porque a Ucrânia é considerada um Estado-tampão entre a Rússia e as potências europeias, que têm os EUA como aliados.

Rússia perde, mas ainda pode ganhar.
Apesar da vantagem da Ucrânia, ambos os especialistas afirmam que, do ponto de vista militar, são os russos quem lideram — ou seja, se a guerra terminasse hoje, o Kremlin seria vitorioso. "Quem está com tropas no território do outro é a Rússia", diz Baghdadi.

Por fim, para além da pressão política, a ONU também desempenha um papel fundamental no apoio às vítimas, na investigação de eventuais violações e mesmo em eventuais mediações de cessar-fogo ou resolução do conflito.

Em primeiro lugar, a Ucrânia não está próxima geograficamente. O país não está localizado na fronteira dos EUA e nem abriga uma base militar americana. Ele também não possui reservas estratégicas de petróleo e não é um grande parceiro comercial.

Sobre a ajuda militar, o país interesses muito relevantes na Ucrânia —tanto em termos econômicos (em função da importância da Ucrânia para o mercado europeu, como rota de passagem do gás russo e exportador de commodities) quanto pela sua importância como um mercado para fornecimento de armamentos.

Com apenas 40 helicópteros de ataque, contra 544 das forças armadas russas, e 98 aviões de combate – 6,5% do total russo --, a Ucrânia tem um poder de fogo bem distante do mantido por Moscou. Essa disparidade tem facilitado a desmobilização da infraestrutura militar ucraniana.

12º posição

Este ranking é definido pelo Global Firepower, um portal analítico de 145 forças militares ao redor do mundo baseado em dados como quantidade de soldados, reservistas, força aérea, equipamentos, orçamento anual militar, entre outros. Em 2023, o Brasil se encontra na 12º posição entre os exércitos mais fortes do mundo.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º). Elas estão expandindo sua presença na Amazônia por meio do programa Calha Norte.

Atualmente, o Brasil é um importante parceiro da Federação Russa com interesses comuns em tecnologia espacial, tecnologia militar, tecnologia de comunicações e outros segmentos.

As principais alianças militares atuais:

  • OTAN, PDSC.
  • OCX, OTSC.
  • 8 CDSA.
  • CPS.

Eurásia. Organização do Tratado de Segurança Coletiva, formado em 1992 logo após o colapso da União Soviética, seus membros são: Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Ao mesmo tempo, em 1999, os russos desconfiaram das intenções da Otan, com o bombardeio de Kosovo", afirma o historiador, mencionando as guerras de independência e reconquista da zona separatista da Chechênia e a incursão militar humanitária da Otan contra os iugoslavos, que atacou a área sem agressão a membros da ...