Qual poder de fogo da Ucrânia?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Com apenas 40 helicópteros de ataque, contra 544 das forças armadas russas, e 98 aviões de combate – 6,5% do total russo --, a Ucrânia tem um poder de fogo bem distante do mantido por Moscou. Essa disparidade tem facilitado a desmobilização da infraestrutura militar ucraniana.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

O pessoal ativo ucraniano é de 196 mil pessoas, e as forças armadas de Kiev contam ainda 102 mil paramilitares, 900 mil reservistas, 858 tanques, 187 aviões e 46 helicópteros, não tendo submarinos.

A China

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.

Ela possui ainda cerca de 60.000 veículos militares. O país iniciou a guerra com 12.420 tanques. A Ucrânia já teria capturado 117 tanques e perdido outros 74, segundo levantamento do site Oryx, que é associado ao veículo investigativo Bellingcat. Os números reais, no entanto, podem ser maiores.

12º posição

Este ranking é definido pelo Global Firepower, um portal analítico de 145 forças militares ao redor do mundo baseado em dados como quantidade de soldados, reservistas, força aérea, equipamentos, orçamento anual militar, entre outros. Em 2023, o Brasil se encontra na 12º posição entre os exércitos mais fortes do mundo.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º). Elas estão expandindo sua presença na Amazônia por meio do programa Calha Norte.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

Historicamente, a Ucrânia abrigava uma parte considerável do arsenal nuclear da União Soviética: estima-se que, em seu auge, havia cerca de quatro mil ogivas operacionais, entre armas estratégicas e táticas.

De acordo com o Ranking Mundial de Força Militar, os países que têm a maior frota submarina do mundo em 2022 são:

  • China, com 79 submarinos.
  • Rússia, com 70.
  • Estados Unidos, 68.

Cerca de 55 caças russos foram abatidos pela defesa aérea e antimísseis integrada para a Ucrânia.”

Russos têm mais de 6 mil ogivas nucleares. País é considerado, em números absolutos, o que mais possui armamentos nucleares. Os Estados Unidos e a Rússia são os países com as maiores forças armadas do mundo. Eles também detêm os maiores arsenais de armas nucleares.

Em 2021, os russos possuíam cerca de 122 aeronaves Su-34 em vários regimentos.

Um ataque da Rússia resultou na destruição do maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, neste domingo (27. fev. 2022). De fabricação ucraniana, a aeronave de 88 metros de envergadura e 84 metros de comprimento estava no aeródromo de Antonov em Hostomel, próximo a Kiev, capital da Ucrânia.

Atualmente, a aliança tem em torno de 40 mil militares de prontidão. Os 260 mil soldados extras formariam uma reserva que a Otan poderia utilizar em caso de emergência.

Até 13 mil soldados ucranianos morreram em batalha desde que a Rússia invadiu o país há nove meses, de acordo com uma autoridade de Kiev.

Rússia perdeu ao menos oito caças em explosões em base aérea na Crimeia, mostram imagens | Mundo | O Globo.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

Os exércitos mais fracos do mundo

  • Exército da Macedônia do Norte (Stringfix)
  • Exército do Bósnia e Herzegovina (Wikimedia Commons)
  • Exército do Suriname (Forças Terrestres)
  • Exército da Somália (AMISON Public Information)
  • Exército do Butão (Facebook)
  • Polícia da Costa Rica (Reuters)

No topo da lista estão: Estados Unidos.

E de mais de 393 milhões de armas. Os norte-americanos lideram isolados o ranking de países mais armados do mundo, com uma proporção de 120,5 armas para cada 100 habitantes. Apesar de ser três vezes mais populosa, a Índia ocupa a segunda colocação, com 71 milhões de armas. Em terceiro aparece a China, com 49,7 milhões.