Quais são as desvantagens de namorar?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Desvantagens de namorar e como as driblar:

  • Ter todos os fins de semana comprometidos. Você tem a sensação de que não controla mais sua agenda e nunca sabe se estará disponível. ...
  • Passar a conviver com sogra e cunhada(o) ...
  • Começar a sair mais com amigos dele. ...
  • Dificilmente conhecer gente nova. ...
  • Arranjar tudo duplo é mais difícil.

O motivo de por que é tão difícil manter um relacionamento pode ser a idealização da paixão. Você não irá ficar apaixonado para sempre, porque esse é um sentimento que acaba. Entender todos esses detalhes vai te proporcionar atribuir um novo significado ao amor e às relações amorosas.

Além disso, há vários tipos de doenças que são transmitidas através da boca, quando você “fica” com mais de uma pessoa a probabilidade de você adquirir uma doença bucal e até sexual é muito grande.

A desvantagem do amor é o grande risco que corremos de sermos destruídos por alguém que queremos tão bem. Essa coisa de mergulhar de cabeça nunca me pareceu uma boa idéia. O amor é ao meu ver o sentimento mais fatal que existe. Tão fatal quanto o ódio.

De acordo com diversas pesquisas, namorar leva a menos despesas do que estar solteiro. No entanto, para Guilherme Baia, planejador financeiro, isso é muito relativo, porque depende do local em que se vive e do estilo que se tem.

A principal diferença dessas duas formas de relacionamento é a liberdade que o ficar representa em relação ao namoro, mas isso não deve ser visto como algo ruim. Quando você está ficando com alguém, pelo fato de não ter compromisso, a fidelidade a uma única pessoa é algo que não existe.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

Numa relação tradicional, o namoro é a fase do relacionamento que antecede o noivado e o casamento. O casal partilha conhecimentos, fortalece a confiança e cumplicidade, e experimenta relações mais íntimas, de natureza emocional e/ou sexual, que servem de base para decidirem se firmam um compromisso mais sério.

Não conseguimos reconhecer muitas inseguranças no início dos relacionamentos, e por isso, quando elas começam a aparecer uma atrás da outra, o interesse pode acabar escorrendo pelo ralo. O único jeito de mudar a situação é trabalhar para melhorar sua autoestima e passar a se sentir mais confortável na sua própria pele.

Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia. Boa sorte.

Essa é a fase do relacionamento mais difícil. Normalmente é o momento da dúvida. Muitos acreditam que a decisão de passar a vida com a pessoa deve ser tomada no momento do noivado. Ela pode ser tomada lá, mas é bem melhor tomá-la antes.

Em 2016, a pesquisadora fez um levantamento de estudos que evidenciassem essas vantagens, e encontrou indícios de que:

  1. 1 - Solteiros muitas vezes têm mais contato com amigos. ...
  2. 2 - Solteiros podem desfrutar de mais autonomia e satisfação. ...
  3. 3 - Solteiros não necessariamente têm saúde pior que casados.

1 – Morar sozinho proporciona autonomia e independência
Ao morar sozinho, essa realidade muda e você passa a ser o responsável por cada detalhe que envolve a sua rotina e a sua casa, como os dias e horários para receber os amigos, quando e como será feita a limpeza e em quais horários vai sair e voltar para casa.

Significado de desvantagem
Prejuízo; situação ou condição inferior em relação a outra coisa, pessoa ou assunto; ausência de vantagem: desvantagem para os menos experientes; há desvantagem na ignorância. [Por Extensão] Condição da equipe, do atleta ou do time que está numa posição inferior ao seu oponente ou adversário.

A paixão pode viciar
Uma paixão não sadia e obsessiva, ativa a mesma região do cérebro que a cocaína com a mesma intensidade, causando assim a dependência do relacionamento afetivo na vida de uma pessoa. Tudo em nossas vidas precisa de equilíbrio para ser benéfico, assim também é o amor.

"O risco do amor é a perda, E o preço da perda é a dor, Mas a dor da dor é só uma sombra, comparada a dor de nunca se arriscar no amor.

No atual momento em que vivemos – em um contexto de pandemia e isolamento social – três anos sem namorar é absolutamente normal e não deve gerar nenhum tipo de preocupação.

Solteiros gastam em média R$ 28.200 por ano, enquanto os namorados gastam de R$ 20.810 por pessoa.