Quais são as desvantagens do desenvolvimento sustentável?

Perguntado por: laragao3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Sustentabilidade: desafios e vantagens

  • Falta de conhecimento sobre o tema;
  • Baixa profissionalização dos administradores;
  • Baixo comprometimento dos gestores;
  • Modelos de gestão hierárquicos e patriarcais;
  • Pressão ainda limitada dos consumidores relacionada aos padrões de compra atual;

A poluição, a destruição de habitats, o acúmulo de resíduos sólidos e a diminuição rápida da biodiversidade são apenas alguns dos exemplos dos problemas ambientais gerados pela ação do homem na atualidade.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Tecnologia verde: vantagens e desvantagens
Economia de recursos financeiros, materiais e humanos, incluindo redução nas contas de energia elétrica. Aumento da competitividade para empresas, uma vez que o consumidor valoriza ações para reduzir o impacto ambiental. Conservação da natureza, espécies da flora e fauna.

O problema da sustentabilidade é um problema social, facilitado pelo sistema econômico e manifestado na degradação ambiental, um problema da estrutura social e valores que evoluíram ao longo da história humana, mas que agora podem ser prejudiciais à mesma sociedade que os criou.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...

Principais desafios para a sustentabilidade no Brasil
O país conta com três obstáculos centrais, o que inclui o desinteresse, a desinformação e a desigualdade social.

Confira a seguir cinco erros de sustentabilidade que uma empresa pode apresentar e fique atento para não cometê-los.

  • Não abranger todos os setores da companhia. ...
  • Ações sustentáveis desvinculadas da proposta da empresa. ...
  • Comunicação ruim ou fora de contexto. ...
  • Conhecimento sustentável incoerente. ...
  • Olhar restrito.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

A realidade da sustentabilidade urbana no Brasil e no mundo
Os reflexos negativos desse modelo são muitos: empobrecimento da paisagem, deficit habitacional, enchentes e trânsito excessivo são alguns deles.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

John Elkington

Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.

Na verdade, não existem desvantagens, já que é uma evolução no setor logístico que visa não apenas seguir leis e normas, como também tornar o processo produtivo mais eficiente. O que ocorre, na verdade, são obstáculos para absorver as vantagens.

As tecnologias tem vantagens como rapidez de informação, e como desvantagens a rasas interações pessoais. Dentre as VANTAGENS que a tecnologia pode promover, podemos listar: Na comunicação - os e-mail, telefones, mensagens de textos, facilitam a comunicação de pessoas em longas distâncias em curto espaço temporal.

Esta vulnerabilidade da sustentabilidade possui dois aspectos de destaque: as tensões e os choques. Tensões são contínuas e cumulativas, como escassez sazonal, crescimentos populacionais e decréscimos de recursos; Choques são traumáticos e acontecem de repente, como incêndios, inundações e epidemias.

Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios são sustentáveis. Corrupção é insustentável.