Quais são as partes de uma música?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

A música é formada por três elementos: melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a organização de uma seqüência dos sons, ou seja, é a forma com que os sons são emitidos. Cada música possui uma melodia diferente.

A estrutura da canção é a forma como as diferentes partes de uma canção são construídas. Todas as canções têm uma estrutura, e normalmente a maioria das canções seguem alguns padrões comuns (mas é claro que há excepções). Esta estrutura dá coesão à canção e ajuda a contar uma história.

A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc. No entanto se você quer iniciar o estudo musical deve começar pelos três primeiros.

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Melodia. É uma sequência de sons em intervalos irregulares. A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc.

Os compassos antes do refrão (pré refrão) pode ser uma fase onde começa a alterar as suas letras. É a altura de começar a dar uma opinião do que sente em relação ao que disse no verso 1.

Estude as partes de uma canção.

  1. Introdução: seção inicial que leva às demais partes da música. ...
  2. Verso: é a parte principal da música. ...
  3. Refrão: o refrão é a parte da música que se repete, sem mudar de letra ou melodia (ou, pelo menos, sem mudar muito). ...
  4. Ponte: outra parte que não existe em toda composição.

Confira os 7 estilos musicais brasileiros mais consumidos

  1. Sertanejo. ...
  2. Forró ...
  3. Samba. ...
  4. Bossa Nova. ...
  5. Funk. ...
  6. Rap. ...
  7. MPB.

Uma melodia, geralmente, é composta por apenas uma nota produzida de cada vez, ao passo que a harmonia consiste em um conjunto de várias notas tocadas simultaneamente.

A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si. Trata-se de um conjunto de sons dispostos em ordem simultânea ou sobrepostos concebendo o conceito de verticalidade em música, ou seja, som sobre som.

Melodia, harmonia e ritmo: os pilares da música.

Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.

Existem instrumentos específicos para melodia, também chamados "instrumentos melódicos". A gaita, o saxofone, a flauta - e instrumentos de sopro em geral - são exemplos de instrumentos melódicos.

No campo da teoria musica, a melodia é a sequência de notas sem sair do tom e obedecendo a escala. Por exemplo, se a canção está na tonalidade de Sol maior, a melodia vai ter como base as notas da escala de Sol maior. Além disso, as notas que constroem a melodia precisa de duração, pausa e ritmo.

Os fundamentos básicos da teoria musical são:

  • Melodia.
  • Harmonia.
  • Ritmo.

Uma boa melodia é feita através de uma sequência de notas, uma seguida da outra, sem sair do tom e seguindo uma determinada escala. Para criar uma melodia é necessário do Ritmo, de um compasso. Uma voz sozinha é uma melodia.

O ritmo é considerado como a ordenação do movimento e a alternação e proporção de valores de tempo entre as partes de um todo.

Dentro de uma música, a harmonia é a combinação de sons para que eles sejam reproduzidos de forma agradável e harmônica entre eles, por isso o nome dado ao conceito. Além disso, a harmonia também é o estudo feito para obter a combinação dos sons, junto com intervalos existentes entre os sons.