Quais são as periodização da história?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

De acordo com a periodização clássica, a história é dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

São três etapas de periodização do treino: preparação, competição e transição.

Basicamente, a periodização é uma espécie de planilha de objetivos. Nela, você deverá estabelecer metodologias de curto, médio e longo prazo para alcançar os resultados.

No conceito de tempo histórico, período é a dimensão temporal decorrida entre dois factos ou mesmo duas épocas, de maior ou menor dimensão cronológica. Esta noção abrange, no conceito mais lato de periodização histórica, as divisões da História, podendo traduzir-se por "época".

A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.

Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.); Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);

A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens sapiens, há cerca de 300 mil anos.

Vários períodos podem ser destacados, como: Realismo, impressionismo, simbolismo, expressionismo, cubismo, futurismo etc. Gostou desse artigo?

A História do Brasil é dividida, consensualmente e para fins didáticos, em três períodos principais: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano.

O primeiro marco é a pré-história, uma etapa em que está englobada toda a evolução do homem, desde o seu surgimento, desenvolvimento, criação de ferramentas e processo de sedentarização.

O principal ponto benéfico da periodização é a capacidade do corpo realizar e suportar bem grandes esforços, evitando a ocorrência de lesões. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que exercitam repetidas vezes a mesma parte do corpo.

Conceito de periodização do treinamento
Desta forma, periodização do treinamento consiste na maneira em que utilizamos os estímulos de treino em cada um dos períodos do processo de treinamento. Isso pode ser feito para se atingir resultados com atletas ou mesmo aumentar o desempenho e aptidão física de não atletas.

A periodização tem como principal objetivo melhorar a performance e o resultado do atleta. Por meio dessa organização sistemática de atividades, é criada uma rotina de treinos com estímulos diferentes, que se alternam de acordo com o ciclo e as metas de cada praticante, seja ele amador ou profissional.

Para Matveyev (1977), o precursor deste conceito, periodização é o planejamento e a estruturação do treinamento ao longo da temporada para possibilitar ao atleta alcançar um estado de ótima (a melhor possível) performance em determinada época da temporada (competição ou competições mais importantes).

Basicamente, existem dois modelos que são amplamente utilizados: o linear, também conhecido como clássico e a ondulatória. Se o objetivo do praticante for apenas hipertrofia, na grande maioria dos casos, eu opto pela periodização linear. Ela é de mais fácil controle e traz resultados fantásticos.

O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses. O macrociclo é dividido em blocos de mesociclos (com a duração de 1 a 2 meses).

O problema de qualquer periodização é querer torná-la válida para um amplo espaço de povos e culturas, e determinar um fato como marcador para a mudança de um período para outro.

Os chamados períodos são as linhas horizontais numeradas, que apresentam elementos com o mesmo número de camadas eletrônicas, totalizando sete períodos.

idade antiga

O primeiro período da história é denominado idade antiga. E também é o maior dos períodos históricos que vamos mencionar. A idade antiga durou de 4000 a.C., onde se deu início a história com a invenção da escrita, e perdurou até o ano de 476 d.C., que foi o ano em que ocorreu a queda do Império Romano.