Quais são as principais características do Hip Hop?

Perguntado por: amedeiros5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite.

Cultura que tem como pilares, 4 bases fundamentais, que são: o Breaking Dance, o Grafite, o DJ e o MC. No Brasil, chega somente em meados da década de 80, através das grandes mídias, como filmes com temática de dança, onde o Hip Hop começa a ser incorporado.

O que é o Rap
Ou seja, é uma mistura de ritmos intensos, com rimas poéticas, integrando o contexto social, cultural e politico onde está inserido. A música Rap em si, se lhe podemos chamar assim, tem uma batida rápida e bem acelerada, e a própria letra vem em forma de discurso, com muita informação e com pouca melodia.

O DJ e produtor Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento Hip-Hop, estabeleceu os quatro pilares essenciais dessa cultura: rap (música), Disc jockey (animador), breakdance (dança), graffiti (arte) e, beatbox (instrumental) Outros elementos incluem o MC, a moda hip hop e as gírias.

Fica a conhecer os estilos de street dance mais cool

  1. Street dance – o que é o quê?
  2. Locking.
  3. Hip-Hop.
  4. Popping.
  5. House.
  6. Tutting.
  7. Voguing.

O Hip Hop é uma expressão social, artística e política. É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap.

A ideia do MC Marechal, produtor do evento e uma das principais atrações, foi reunir os nove pilares dessa cultura — DJ, MC, dançarino, beat box, grafiteiro, conhecimento de rua, empreendedorismo de rua, moda de rua e linguagem de rua — num só lugar.

O breaking inclui quatro movimentos fundamentais: toprock, os passos realizados em pé; downrock, realizado no chão para apoiar o seu peso; freezes, onde se faz poses elegantes com as mãos; e power moves, os mais difíceis, com impressionantes movimentos acrobáticos.

Se hoje o Hip Hop é o estilo musical mais popular e comercialmente bem-sucedido do mundo, a história do gênero é de superação e resistência como um verdadeiro estilo de vida – ligado diretamente à afirmação da identidade da juventude negra nas periferias dos EUA e de outras grandes cidades do mundo.

Rap é um estilo musical e um dos pilares da cultura Hip Hop. O Hip Hop é uma cultura artística que envolve a música (Rap e DJing), dança (breakdance, popping e locking.) e pintura (grafite).

DJ Kool Herc

O fundador do hip hop teria sido Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do hip hop ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj, Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York.

O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.

4 elementos da história do Hip Hop: Rap, DJ, Break e Grafite.

O Movimento foi criado pelas equipes de baile norte-americanas, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestadas pelos jovens agrupados em gangues. O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break).

O hip-hop é um movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1970, no Bronx de Nova York, resultado dos confrontos e trocas culturais entre negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos.

Os três elementos - freestyle, batalhas e ciphers - são os componentes da dança hip hop. Com mais de trinta anos de existência, a dança hip hop se tornou amplamente conhecida após os primeiros profissionais de breakdance e locking, e os grupos de popping.