Qual a diferença entre o rap e o Hip Hop?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Rap é um estilo musical e um dos pilares da cultura Hip Hop. O Hip Hop é uma cultura artística que envolve a música (Rap e DJing), dança (breakdance, popping e locking.) e pintura (grafite).

O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). O rap, sigla derivada de "rhythm and poetry" (ritmo e poesia), é a música do Movimento e constitui o seu elemento de maior destaque.

rap é um estilo musical e um dos pilares da cultura hip hop . o hip hop é uma cultura artística que envolve a musica (rap e Djing ),dança (breakdance ,popping e locking.

Não tenho uma religião, acredito em Deus. Não tenho, porque não sinto que concordo com tudo que as religiões falam.

A palavra (rap) é usada no Inglês britânico desde o século XVI, e especificamente significando "say" ("dizer", ou "falar", "contar o conto") desde o século XVIII. Fazia parte do Inglês vernáculo afro-americano nos anos de 1960, significando "conversar", e logo depois disto, no seu uso atual, denota o estilo musical.

O que o movimento do Rap defende? A expressão política, social e cultural das classes menos favorecidas. Isto é, aquelas que vivem “à margem” da sociedade. O combate ao racismo, à exclusão, ao privilégio branco e à violência policial.

Ao cantar, eles podem expressar seus sentimentos e opiniões em ritmo e poesia, que é o significado da sigla em inglês (rhythm and poetry). Além disso, eles também usam sua música para defender os seus ideais mais profundos, com trechos super impactantes.

Muito mais poesia do que ritmo, o rap é carregado em suas letras por conteúdo político e pela valorização da cultura negra, além de uma forma encontrada para difundir as ideias do poder negro para outras pessoas, como um método de resistência.

O Rap é um dos pilares do Movimento Hip Hop que se originou nos guetos de Nova Iorque por comunidades pobres jamaicanas, latinas e afro-americanas. O objetivo desse movimento era, e ainda é, o de combater a pobreza, a violência, o racismo, o tráfico de drogas, a falta de saneamento e de educação.

O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.

O hip hop é conhecido mundialmente como uma corrente musical baseada em rimas declamadas em grande velocidade sobre uma base rítmica, mas na realidade é o movimento cultural que engloba quatro manifestações artísticas: DJ, MC (mestre de cerimônias), breakdance e grafite.

Em resumo, como vimos, a diferença entre rap e trap basicamente é que o rap utiliza batidas mais constantes em tempos mais lentos, enquanto que o trap utiliza batidas menos consistentes em tempos muito mais rápidos. Outra grande diferença entre o rap e a trap é o foco da música.

O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.

O grafite surgiu em meio a movimento da contracultura como crítica aos padrões impostos do fazer arte. A arte do grafite se junta às danças urbanas e ao rap e compõem a cultura do hip hop. O nova-iorquino Jean Michel-Basquiat se tornou um dos principais nomes do grafite no mundo.

Era um viajante no tempo", revelou o cantor de trap. Conforme o Grupo de Estudos Virtual Eu Sou Luz, em 1930, Saint Germain teria liberado a "Chama Violeta", aos pés do monte Shasta na Califórnia à Guy Ballard, mensageiro de Deus no Movimento I AM, para libertar a humanidade.

085 é uma homenagem e referencia ao DDD de Fortaleza, cidade natal da Estter.

O rapper explicou que não usa nada ilícito, apenas fuma cannabis e que até mesmo, possui autorização da Anvisa. “Não usem drogas, galera, mas se for usar, busque se informar antes sobre redução de danos e entender o que você tá pondo em seu corpo.

O Rap, no início, era considerado “funk falado” e foi duramente criticado e pouco aceito pela sociedade, pois era considerado imoral, sendo associado a uma imagem violenta e criminosa (CAMARGOS, 2015).

O Rap no Brasil
Os primeiros rappers a terem sucesso foram o DJ Hum e Thayde. Depois deles vieram nomes como Racionais MCs, Planet HEmp, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Cambio Negros, Xis & Dentinho e o Gabriel, O Pensador, que até hoje é uma referência incontestada.

rap [rapped|rapped] {verbo intransitivo}
dar uma pancada seca {v.int.}

Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades. As gírias das gangues destes bairros são muito comuns nas letras de música rap. O cenário rap é acrescido de danças com movimentos rápidos e malabarismos corporais.