Quais são os pilares do movimento hip hop?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e o graffiti, Outros elementos incluem a moda hip hop e as girias.

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance.

Movimento hip hop: rap (música), break (dança) e grafite.

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.

Historicamente, a ideia de “quinto elemento” (os outros elementos são a dança break, o grafite, o Dj e o Mc) nasce a partir da já mencionada intervenção do DJ Afrika Baambata junto ao movimento.

O Movimento foi criado pelas equipes de baile norte-americanas, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestadas pelos jovens agrupados em gangues. O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break).

A dança hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos.

A ideia do MC Marechal, produtor do evento e uma das principais atrações, foi reunir os nove pilares dessa cultura — DJ, MC, dançarino, beat box, grafiteiro, conhecimento de rua, empreendedorismo de rua, moda de rua e linguagem de rua — num só lugar.

hip-hop |ipópe|
Movimento cultural popular surgido nas principais zonas urbanas norte-americanas, na década de 1970, que se manifesta sob diversas formas artísticas, nomeadamente música, dança, moda e pintura (com graffiti).

DJ Kool Herc

Estilo surgiu na festa de aniversário da irmã do jamaicano Clive Campbell, que ficou mais conhecido como DJ Kool Herc, considerado pai fundador do hip hop.

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip Hop: o Rap, o Djing, o breakdance e o graffiti. Outros elementos ingluem a moda Hip Hop e as gírias.

O breaking inclui quatro movimentos fundamentais: toprock, os passos realizados em pé; downrock, realizado no chão para apoiar o seu peso; freezes, onde se faz poses elegantes com as mãos; e power moves, os mais difíceis, com impressionantes movimentos acrobáticos.

Resgatando os preceitos da Zulu Nation, o movimento impulsionou os estudos de muitos MCs de Nova York nesse período, propondo uma mudança nas letras, incentivando o afrocentrismo e fomentando um lema base do Hip Hop: “Peace, Unity, Love & Having Fun”.

O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx. O disc-jockey Afrika Bambaataa é considerado como o pioneiro e criador deste movimento social altamente influente.

No Brasil, chega somente em meados da década de 80, através das grandes mídias, como filmes com temática de dança, onde o Hip Hop começa a ser incorporado. Nelson Triunfo é um dos principais nomes que ajudaram a difundir o estilo, juntando muitos dançarinos no centro de São Paulo e posteriormente na Estação São Bento.

A história do surgimento do hip-hop no Brasil inicia em torno da década de 80, momento em que jovens se encontravam na Rua 24 de maio no centro de São Paulo, posteriormente na parte externa da estação do metrô São Bento que possuía chão liso para treinos de passos de dança de rua, além de ser um espaço amplo para ...