Qual é o principal objetivo do movimento hip hop?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

O Movimento foi criado pelas equipes de baile norte-americanas, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestadas pelos jovens agrupados em gangues. O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break).

O objetivo principal do hip-hop é tirar os jovens de periferia que em sua maioria eram negros da criminalidade, o movimento hip-hop fazia isso através de diversas coisas como por exemplo a música e a dança. Esse movimento ainda é muito forte na atualidade e há muita representatividade.

O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite.

Criado originalmente pela juventude negra norte americana como forma de protestar e reivindicar inclusão social, econômica e política, no Brasil, o movimento hip hop ganhou visibilidade principalmente com o apoio das lideranças comunitárias e do movimento negro.

Resgatando os preceitos da Zulu Nation, o movimento impulsionou os estudos de muitos MCs de Nova York nesse período, propondo uma mudança nas letras, incentivando o afrocentrismo e fomentando um lema base do Hip Hop: “Peace, Unity, Love & Having Fun”.

O DJ e produtor Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento Hip-Hop, estabeleceu os quatro pilares essenciais dessa cultura: rap (música), Disc jockey (animador), breakdance (dança), graffiti (arte) e, beatbox (instrumental) Outros elementos incluem o MC, a moda hip hop e as gírias.

O hip hop é um movimento artístico e cultural que mistura música, dança, moda, graffiti e diversos outros elementos para criar uma estética urbana e única. Trata-se de um movimento que nasceu no bairro do Bronx, em Nova York, na década de 1970, pelas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade.

O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.

Este tipo de atividade tem como objetivo principal, o de incentivar os adolescentes a pensarem criticamente sobre a sociedade, suas ações cotidianas e qual seu papel na mesma, proporcionando debates e dando condições para atuarem de forma crítica por meio do RAP.

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip Hop: o Rap, o Djing, o breakdance e o graffiti. Outros elementos ingluem a moda Hip Hop e as gírias.

O Hip Hop é considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, maisprecisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por negros e latinos com a. intenção de buscar uma solução para os problemas sociais. É um movimento social urbano, reivindicando.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: Música (rap), o rap, sigla derivada de “rhythm and poetry” (ritmo e poesia), MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, a pintura (grafite) e ...

A dança hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos.

No Brasil, chega somente em meados da década de 80, através das grandes mídias, como filmes com temática de dança, onde o Hip Hop começa a ser incorporado. Nelson Triunfo é um dos principais nomes que ajudaram a difundir o estilo, juntando muitos dançarinos no centro de São Paulo e posteriormente na Estação São Bento.

Além de promover identidade e sociabilidade e criar uma comunidade, o Hip Hop tem uma enorme importância na vida dos jovens de periferias. Assim, é responsável também por salvar vidas, funcionando como um instrumento de resgate social frente a uma face obscura da sociedade.

Podem ser considerados a materialização da influência do Hip Hop na sociedade, através dos aspectos visuais e sonoros. A linguagem corporal e verbal, a atitude que ela gera no cotidiano, e o estilo que ela reflete na prática, cooperam para tornar possível dar significados palpável para as reações do movimento.