Quais são as quatro fases da Revolução Industrial?

Perguntado por: vperalta9 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 4 votos

As fases da Revolução Industrial são três: primeira fase (a partir da metade do século XVII), segunda fase (a partir de meados do século XIX) e terceira fase (a partir do término da Segunda Guerra Mundial), de acordo com a maior parte dos historiadores.

A Quarta Revolução Industrial, apelidada de Indústria 4.0, surgiu em meados de 2010 originária de um projeto na estratégia de alta tecnologia do governo alemão, que visava promover a digitalização da manufatura para estabelecer a Alemanha como um mercado líder e fornecedor de soluções avançadas.

O presente já nos faz vislumbrar o futuro por meio de quatro grandes revoluções que estão sendo impulsionadas pelos avanços tecnológicos de hoje:

  1. 1) A Revolução Industrial: ...
  2. 2) A Revolução da Infraestrutura: ...
  3. 3) A Revolução da Energia:
  4. 4) A Revolução da Saúde:

A Primeira Revolução Industrial, por exemplo, foi marcada pela produção mecanizada e em larga escala. A Segunda, por sua vez, trouxe à tona a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. A Terceira marca a chegada da eletrônica e da tecnologia. Já a Quarta, apresenta a integração entre o mundo virtual e o mundo real.

A primeira fase da Revolução Industrial corresponde à sua eclosão no século XVIII (1760 a 1850), limitada à Europa ocidental e tendo a Inglaterra como precursora. Essa primeira fase representa o conjunto de mudanças no setor econômico e no setor social possibilitado pela evolução tecnológica.

Para facilitar o estudo deste evento tão relevante da economia mundial é norma dividi-lo em fases da industrialização, sendo elas:

  • Primeira revolução industrial.
  • Segunda revolução industrial.
  • Terceira revolução industrial.

A Terceira Revolução Industrial corresponde aos avanços, especialmente nas áreas da robótica e eletrônica. A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, corresponde a uma das fases da Revolução Industrial.

O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, na Alemanha, durante a Feira de Hannover. No ano seguinte, desenvolvedores de projetos produziram um relatório com inovações tecnológicas para a indústria. Em 2013, na mesma feira, foi lançada a versão final do estudo sobre a Indústria 4.0.

Como funciona a Indústria 4.0 na prática? Conforme mencionamos anteriormente, a Inteligência Artificial, o Machine Learning, a Internet das Coisas, o Big Data e a Computação na Nuvem são tecnologias marcantes da quarta revolução industrial.

Desvantagens da Indústria 4.0: os fracassos da 4. ª Revolução Industrial

  • Escassez de talento. Em alguns países e setores, há uma significativa falta de mão de obra qualificada, o que é essencial para a aplicação eficiente de novas tecnologias.
  • Velocidade das mudanças. ...
  • Desigualdades sociais.

Podemos destacar cinco grandes exemplos de revoluções que mudaram profundamente a sociedades de seus países: a Revolução Gloriosa Inglesa, a Revolução Meiji no Japão, a Revolução Francesa, a Guerra de Secessão nos Estados Unidos e a Revolução Socialista Russa.

As mudanças se dão principalmente em direção à automação industrial, utilizando tecnologias como a inteligência artificial, a robótica, a computação em nuvem, o controle remoto e mais. Essas tecnologias são utilizadas com o objetivo de aumentar a produtividade e a integração entre as informações na indústria.

A indústria 5.0 será marcada pela aproximação entre sistemas inteligentes e seres humanos. A precisão dos robôs só será eficiente se puder contar com algo que só o ser humano pode fazer: ter visão estratégica, pensamento crítico, poder analítico, capacidade de raciocínio e criatividade.

A Revolução Industrial foi dividida em duas épocas distintas, 1780 a 1860, a Primeira Revolução Industrial, também chamada de Revolução do Carvão e do Ferro; e entre 1860 e 1914, a Segunda Revolução Industrial, ou a Revolução do Aço e da Eletricidade.

Inglaterra

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.

1870

Segunda Revolução Industrial: resumo
No século XIX foi o início da Segunda Revolução Industrial que se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Japão com fim no século XX durante a Segunda Guerra Mundial. As máquinas foram aperfeiçoadas e novas foram criadas, aumentando a capacidade produtiva.

Iniciada na Inglaterra no século XVIII, a industrialização se processou por meio de diversas etapas, as chamadas Revoluções Industriais, e de forma desigual entre os diferentes países, podendo ser classificada em: clássica; planificada; tardia.

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

A Revolução Industrial teve início com o surgimento das máquinas movidas a vapor. A Inglaterra foi o país pioneiro nesse processo, pois reuniu condições políticas, econômicas e sociais para tal. O início dessa revolução se deu na segunda metade do século XVIII.

Tipos de indústrias: Você sabe quais são?

  • Indústria de bens de produção.
  • Indústria de bens de capital.
  • Indústria de bens de consumo.
  • Indústria extrativa.
  • Indústria de transformação.