Quais são os 3 pilares da coordenação pedagógica?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.

O coordenador é a pessoa que lidera um grupo, seja ele de trabalho, estudos ou qualquer outra atividade em grupo. É importante que o coordenador seja capaz de liderar e motivar as pessoas a trabalharem juntas para alcançarem um objetivo comum.

Por isso, o coordenador pedagógico deve investir em treinamentos e cursos sobre comunicação. Assim, ele pode garantir o melhor em seu trabalho. Ser um bom coordenador pedagógico significa compreender as necessidades da sua escola e dos alunos, sem nunca perder de vista os objetivos definidos pela equipe.

O coordenador pedagógico acompanha de perto o progresso dos alunos, tanto individualmente quanto em grupo. Ele avalia o desempenho escolar e identifica possíveis dificuldades, buscando soluções para garantir o sucesso acadêmico.

3.3 As atribuições do coordenador pedagógico e sua atuação
O Artigo 64 da LDB, mais especificamente, vai mostrar como se dará a formação dos “profissionais da educação”, dentre eles o de Supervisão Escolar para atuação na Educação Básica, que se dará através dos cursos de Pedagogia ou em nível de pós-graduação.

A rotina da coordenação pedagógica envolve determinadas tarefas obviamente relativas ao dia a dia escolar. Podemos citar o preenchimento de papéis, a condução de reuniões, revisão de documentos e diários de classe, elaboração de relatórios, entre outros.

A primeira tarefa do Coordenador é tentar mobilizar os colegas a desenvolver um trabalho de equipe,pois essa é uma condição essencial para a melhoria do fazer pedagógico em sala de aula, deixar claro os objetivos comuns da escola, rememorando o compromisso assumido na elaboração do Projeto Pedagógico e do "Plano ...

Após a visita em sala de aula, o coordenador pedagógico pode ajudar o professor:

  • Ouvindo suas questões.
  • Elaborando feedbacks construtivos.
  • Tendo empatia pelo trabalho do docente.
  • Direcionando caminhos possíveis para a melhora no desempenho.
  • Oferecendo apoio e suporte.

Mostre que está aberto ao diálogo e proponha que as soluções sejam construídas em conjunto. Durante o feedback, lembre-se de destacar também os pontos positivos da aula para que ele perceba que você não está lá somente para apontar defeitos.

Desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica Escolar

  • Gerenciamento de dificuldades do dia a dia. O coordenador pedagógico atua na resolução de problemas pontuais que acontecem com grande frequência no ambiente escolar. ...
  • Falta de autonomia. ...
  • Necessidade de apoio.

Na rotina de um coordenador pedagógico, algumas tarefas são: preenchimento de pautas de reuniões de pais e professores, revisão de portfólios, registros de classe e planejamentos, relatórios de conselhos de classe, tabulações de avaliação de desempenho dos alunos e registros das observações de aulas dos docentes.

5 maneiras do coordenador pedagógico ajudar os professores

  • Garantir a formação continuada dos docentes. ...
  • Organizar ações pedagógicas. ...
  • Ser o elo de comunicação entre todos os envolvidos no processo educacional. ...
  • Inserir novas práticas pedagógicas. ...
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

O coordenador pedagógico está a frente de diversos projetos da escola, precisa orientar professores e lidar com demandas de alunos em sua rotina. Para tudo isso é preciso fica fácil perceber que ter a liderança como habilidade é uma das competências essenciais de um coordenador pedagógico.

5 ações que todo coordenador pedagógico deve ter

  1. Responsabilidade. A equipe gestora é a responsável direta pelo funcionamento do plano de atividade e, perante a lei, tem responsabilidades sobre a escola.
  2. Fazer o que estiver ao seu alcance. ...
  3. Boa comunicação. ...
  4. Ser ético. ...
  5. Buscar evoluir profissionalmente.

O coordenador deve acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo elo entre os envolvidos (aluno e professor) na comunidade educacional. O relacionamento entre o coordenador e o professor é fundamental para uma gestão democrática.