Quais são os animais de Xangô?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

Nas muitas imagens de Xangô, ao seu lado sempre aparece um leão, que significa a justiça. Suas cores são o marrom na Umbanda e o vermelho e branco, simbolizando que ele vê as questões tanto sob uma ótica mais passional (vermelho), quanto sob uma ótica mais tranquila (branco).

Oxóssi ou Oxoce é o orixá da caça, florestas, dos animais, da fartura, do sustento.

Amalá ou Caruru: é comida-ritual do Orixá Xangô, Iansã, Obá e Ibêji. Também é feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros.

Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira. Iansã é a rainha das tempestades, ventanias, raios e morte.

Quem é filho de Xangô não suporta injustiças, não aceitam cruzar os braços para aquilo que consideram errado, correm atrás do que é certo e não se dão por vencidos até conseguir.

Desde esse dia, Xangô amou verdadeiramente a Oxum. Como a negativa das antigas fotografias, um indivíduo, ao desenvolver a identidade do eu, também desenvolve simultaneamente o seu oposto, que é o não eu.

Criada em 2019, hoje a empresa conta com mais de 5 artistas, entre eles a atriz e cantora, Giovanna Chaves. Tem como sócio, João Mendes, que já possui histórico de sucesso no segmento digital, como descobridor e empresário de fenômenos como Whindersson Nunes, Carlinhos Maia e muitos outros.

merece, recebe. Salve nosso pai Xangô!

Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda.

O que diz a umbanda
"A umbanda não sacraliza animais, assim como Exu Tiriri não pede cachorro.

Agora a qual Orixá, o cachorro está relacionado? O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum, o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos.

O ato de incorporar uma entidade consiste em fazer a conexão entre os chakras do médium e os do guia. No momento da incorporação nosso espírito continua habitando o corpo físico sem que haja a necessidade de se ceder esse lugar para que entidade possa trabalhar.

Xangô, o Trovão, é o orixá responsável pelas questões de justiça e de governo. Quando vieram escravizados para o Brasil, os negros africanos trouxeram um conjunto de tradições, costumes, crenças, santos e deuses. Os negros iorubás, também chamados nagôs, cultuavam deuses chamados orixás.

-Xangô, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o desequilíbrio. -lansã, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o imobilismo. -Ogum, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a confusão. -Egunitá, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a fraqueza.

As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.

O sincretismo religioso - reinterpretação de elementos de diferentes religiões - permite que o dia 24 de junho seja celebrado tanto pelo catolicismo quanto pelas religiões de matriz africana. Na data é comemorado o dia de São João Batista e também de Xangô.