Qual é o animal de Xangô?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Seus números para sorte: 5 e 6. Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça.

Desde esse dia, Xangô amou verdadeiramente a Oxum. Como a negativa das antigas fotografias, um indivíduo, ao desenvolver a identidade do eu, também desenvolve simultaneamente o seu oposto, que é o não eu.

Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.

Pedra Orixá Xangô Jaspe Vermelho Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira. Iansã é a rainha das tempestades, ventanias, raios e morte.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros.

De acordo com ela, na lenda, Ossain deu uma planta e erva para cada orixá. A sangue lavou, por exemplo, pertence a Xangô, assim como o akokô e a tapororoca. A espada de Iansã a Iansã, o peregun a Ogum e a aroeira a Ogum e Oxóssi.

Na Umbanda Xangô é comemorado nos dias 24, 29 e 30 de junho.

As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.

As pedreiras, por exemplo, são campos de força de Xangô, Iansã e Egunitá. Os orixás que trazem em si a força ígnea concentram fortemente esse magnetismo (fogo) nas paisagens de pedras rochosas.

Oração de Xangô para pedir justiça
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.

Oração para Xangô: proteção de Xangô
Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados.

No sincretismo religioso (fusão de elementos culturais diferentes), Xangô corresponde aos santos católicos São Jerônimo, Santa Bárbara, Santo Antônio e São João Batista.

Obá

Obá era guerreira, poderosa e feiticeira. Era a esposa mais velha. Obá era a esposa ciumenta de Xangô. A que fazia de tudo para agrada-lo.

Sabia dessa? A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão. Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.

Oxum, a Bela, era a esposa mais nova por quem Xangô tinha maior predileção.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

Alecrim, Levante e Quebra Pedra são ervas para banho específicas com as particularidades do Orixá, Guia Espiritual na força de Xangô !