Qual é o nome da comida de Xangô?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Amalá: consiste numa espécie de papa feita com farinha de mandioca e água. Ambos são servidos ao orixá em alta temperatura. Afinal, Xangô é o dono do fogo.

O Amalá é um ritual devotado a Xangô, uma celebração festiva para o orixá do fogo, confraternizando a divindade e os filhos de santo.

É considerado o senhor das doenças, rege o campo santo entre o material e o espiritual. As frutas são: marmelo, melão, caqui, fruta do conde, maracujá, manga, limão.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros.

Seus números para sorte: 5 e 6. Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça.

São Jerônimo

Santo do raio, do trovão, da justiça e do fogo. Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores.

Há quem faça críticas ao "ÀMÀLÀ com frutas em especial da BANANA, devido ao quê se diz que XANGÔ tem "quizila" , porém a proibição no culto a XANGÔ é somente a BANANA DA TERRA, que são as preferidas das divindades do elemento TERRA.

Pedreiras são fontes de emanação de poder e energia primordial da vida. As pedras naturais são bases para construções sólidas, assim como a justiça e a força de Xangô. Por isso, as pedreiras são locais ideais para fazer oferendas a este Orixá, que também domina o fogo e as lavas dos vulcões.

Ainda destaco as comidas de quiabos e dendê, com o caruru de Cosme, para celebrar também os Ibejis, e outras receitas como, por exemplo, o beguiri que é uma comida ritual que pertence ao orixá Xangô é o begueri, prato feito à base de quiabo, camarões secos, azeite de dendê, carne de boi e muita pimenta.

[Antigo] Qualidade ou carácter do que é iníquo ou injusto. 2. [Antigo] Grande injustiça.

Já dizia o provérbio africano “Quem come quiabo, não pega feitiço” Quiabo é um dos vegetais mais usado pelo povo do santo em sua alimentação e oferendada a alguns Orixás. Sempre foi uma comida obrigatória dos faraós no Egito, hoje ocupa lugar de destaque na cozinha ritual dos terreiros de candomblé.

Sabia dessa? A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão.

Por exemplo Xangô (divindade da justiça) recebe o nome de N'Zazi e Oxum (deusa das cachoeiras, da transformação, da fertilidade e do ouro) é chamada por Dandalunda, a patrona do afoxé.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.