Qual é a fruta de Xangô?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Fruta de Xango|Fruta de Ogun|Folha de Oyá|Presente.

Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Sabia dessa? A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

O Amalá, identifica Xangô na comunidade onde ele está inserido, fortifica o seu axé, identifica seus membros, e cumpre um compromisso social, pois em um Xirê é aberto a toda a comunidade. Poder participar é ter a possibilidade de alimentar a sua fé a cada dia.

Xangô Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para leva-lo à festa que faziam em sua cidade. Oxalá era velho e lento, por isso Airá o levava nas costas.

Mais informações sobre Ogum
Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia. Pedras: Rubi, Granada, Sodalita, Cianita azul e pedras azul escuras e vermelhas.

Há quem faça críticas ao "ÀMÀLÀ com frutas em especial da BANANA, devido ao quê se diz que XANGÔ tem "quizila" , porém a proibição no culto a XANGÔ é somente a BANANA DA TERRA, que são as preferidas das divindades do elemento TERRA.

Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira. Iansã é a rainha das tempestades, ventanias, raios e morte.

Durante a cerimônia, foram entoados cânticos de louvor a Xangô. Além disso, os seus devotos comeram o gbègìrì, prato predileto do orixá, feito com quiabo, carne de peito bovina, rabada bovina, camarão, castanha, amendoim, cebola, cebolinha, pimenta, sal e muito azeite de dendê para o santo.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.

Hoje é dia de Xangô, dia de agradecer pelo seu cuidado e pela sua justiça. Saravá, Xangô! Assim como meu Pai Xangô, eu penso antes de agir para sempre escolher o caminho da justiça. Eu sou filho de Xangô e vou lutar com ele ao meu lado.

Oxum era a esposa vaidosa, a graciosa rainha, dona de um belo canto e muito astuta. As três disputavam a preferência de Xangô, que muito esperto, ficava com todas elas.

Desde esse dia, Xangô amou verdadeiramente a Oxum. Como a negativa das antigas fotografias, um indivíduo, ao desenvolver a identidade do eu, também desenvolve simultaneamente o seu oposto, que é o não eu.

Filho de Xangô não padece, não cai de joelhos por terra. O Rei da Justiça jamais deixa um filho desamparado. Sua conduta é elevada, o mal não acha passagem. Xangô é destemido, por muitos ovacionado e idolatrado.

Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda.

Para se conectar com Xangô e atrair as boas energias do orixá use roupas na cor vermelha, marrom ou branca nas quartas-feiras. Neste mesmo dia você também pode tomar um banho de louro para atrair prosperidade. E as oferendas para Xangô são Amalá, Abara e Orobô.

As pedreiras, por exemplo, são campos de força de Xangô, Iansã e Egunitá. Os orixás que trazem em si a força ígnea concentram fortemente esse magnetismo (fogo) nas paisagens de pedras rochosas.

O sincretismo religioso - reinterpretação de elementos de diferentes religiões - permite que o dia 24 de junho seja celebrado tanto pelo catolicismo quanto pelas religiões de matriz africana. Na data é comemorado o dia de São João Batista e também de Xangô.

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.