Quais são os animais que são répteis?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas. Esses animais caracterizam-se por serem tetrápodes e de pele grossa, apresentam pulmões e botam ovos com casca resistente.

Os répteis são animais amniotas, tetrápodes e ectotérmicos.
O fato dos répteis serem animais ectotérmicos é o motivo pelo qual são chamados de animais de “sangue frio” e de não serem capazes de viver em regiões muito frias, como os polos.

crocodilo-de-água-salgada

O maior deles é o crocodilo-de-água-salgada, que é o maior réptil vivo da Terra. Os machos podem alcançar mais de sete metros de comprimento e pesar mais de 1.000 quilos.

Tiranossauro Rex - Dinossauros - Animais - InfoEscola.

Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).

Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar. Os anfíbios anuros conquistaram o ambiente terrestre mas para reproduzir-se necessitam da água. O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água.

Cobra é o nome dado a répteis rastejantes, de corpo alongado e sem patas. Na verdade, chamar esses animais de “serpentes” é mais correto, já que “cobra”, em alguns países, é uma palavra usada somente para falar das najas, encontradas na África e na Ásia.

Espécies

  • Calango.
  • Cascavel.
  • Jabuti.
  • Jacaré-de-papo-amarelo.
  • Teiu.

As tartarugas são répteis porque possuem uma série de características que as incluem neste grupo de animais e, ao mesmo tempo, as diferenciam dos anfíbios. As tartarugas são répteis por causa das seguintes características: Os répteis, ao contrário dos anfíbios, têm pele dura e escamosa.

Com as características descritas acima, é possível afirmar que a tartaruga é réptil! Ela pertence à classe Reptilia e à ordem Chelonia (ou Testudine), por isso também é chamada de quelônio. A característica principal dessa ordem é o corpo coberto por carapaça e plastrão, sem dentes.

Toda lagartixa é um pequeno lagarto, mas nem todos os lagartos são lagartixas. De maneira geral, são chamados de lagartos os répteis cujo corpo é coberto por escamas, possuindo quatro patas e cauda. Derivado de “lagarto”, o termo “lagartixa” refere-se a mais de 750 espécies com tamanhos que variam de 3 a 15 cm.

Répteis, e aves ao mesmo tempo, pois aves são dinossauros aviários e répteis ao mesmo tempo. Características como mandíbula com vários ossos e ossos pneumáticos fazem com que aves sejam os dinossauros que conseguiram sobreviver à extinção em massa.

De forma geral, os répteis podem ser encontrados em boa parte da Terra, com exceção de locais muito frios, devido a característica de serem animais de sangue frio, influenciados pela temperatura ambiente.

Então, vamos lá: quem recebe esse título dos estudiosos é a tartaruga Rafetus swinhoei, ou tartaruga-de-casco-mole, como é mais conhecida. Se você se interessa pelo mundo animal, vai adorar saber mais um pouco sobre essa espécie de réptil da família Tryonichidae.