Quais são os cinco membros permanentes e por que eles foram escolhidos?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os Membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, também conhecidos como os Cinco Permanentes ou P5, incluem os cinco governos das seguintes nações: China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos. Os membros representam as cinco grandes potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

Os membros representam as cinco grandes potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial. Cada um dos membros permanentes possui o poder de veto, que os permite evitar a adoção de qualquer resolução pela organização.

Os membros permanentes são aqueles que se sagraram vencedores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, China, Rússia e França.

Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.

Confira a seguir todos os 28 membros da Otan: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e ...

A China é membro fundador da Organização das Nações Unidas e um dos cinco membros permanentes de seu Conselho de Segurança. Uma das nações vitoriosas na Segunda Guerra Mundial (mais precisamente na Segunda Guerra Sino-Japonesa), a República da China aderiu às Nações Unidas em sua fundação em 1945.

Desde a dissolução da URSS, a Rússia usou seu poder de veto com moderação. No entanto desde 2001 a Rússia voltou a empregar os vetos com mais frequência, geralmente visando bloquear resoluções relacionadas às atividades militares russas, especialmente na Geórgia, Síria e Ucrânia.

Segundo o artigo 23º da Carta das Nações Unidas, os membros permanentes do Conselho de Segurança são: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China. Além do Brasil, os países eleitos para o biênio de 2022 e 2023 foram Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos.

Os países que são membros fixos, ou permanentes, são: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China. Estes são responsáveis por até mesmo vetar decisões que o conselho venha a tomar, mas que não sejam de seus interesses.

Resposta. O argumento de países como o Brasil, a Alemanha, o Japão e outros ao reivindicarem a criação de mais vagas e uma posição de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas é de que existe desiquilíbrio de poderes no conselho.

O Conselho é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (Estado sucessor da União Soviética) e a República Popular da China.

O Brasil estará em posição privilegiada para atestar o compromisso com a reforma do conselho, para resguardar a legitimidade da atuação das Nações Unidas diante dos múltiplos e complexos desafios enfrentados pela comunidade internacional.

O objetivo do Conselho de Segurança da ONU, ao menos em termos oficiais, é lutar por medidas e ações que visem à segurança internacional e à promoção da paz mundial. Por isso, tem o poder de mediar conflitos e aprovar resoluções que devem ser seguidas por todos os países-membros das Nações Unidas.

Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

António Guterres

O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023.

É um critério político que valoriza a língua oficial dos países membros da ONU e não valoriza o número de falantes das línguas (excluindo, por exemplo, o português, o hindi ou o bengali). O Papa exerce poderes reais sobre o Vaticano. Para o resto do mundo é um Chefe de Estado e um líder religioso.

As principais alianças militares atuais:

  • OTAN, PDSC.
  • OCX, OTSC.
  • 8 CDSA.
  • CPS.

Estados Unidos

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO, na sigla em inglês) é uma aliança militar realizada pelos países da América do Norte e da Europa Ocidental sob a liderança dos Estados Unidos.

www.nato.int
A Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma das maiores instituições internacionais do mundo. Trata-se de uma aliança política e militar que junta 30 países membros, da Europa e da América do Norte. Estes países reúnem-se para consultas e cooperação nas áreas da segurança e defesa.

O objetivo era de reduzir os problemas de superpopulação da China. Segundo especialistas, as medidas serviram para evitar que a população atual do país fosse de 1,7 bilhão de habitantes, contra os atuais 1,3 bilhão.

Do outro lado do estreito de Formosa, Mao Tsé-Tung e o Partido Comunista chinês decretaram o nascimento da República Popular da China, em 1949. Foi assim que o mundo se viu com duas Chinas, mas passou mais de duas décadas reconhecendo oficialmente apenas uma e ignorando a existência da outra.