Quais são os cinco princípios da Educação Inclusiva?

Perguntado por: urebelo3 . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

De acordo com Moyles (2010), os quatro princípios da pedagogia da educação infantil inclusiva são: reflexão, inclusão, responsabilidade e afetividade.

O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.

O artigo 208, que trata da Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, afirma que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.

Numa escola inclusiva, o aluno é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional; garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania é, por outro lado, objetivo primeiro de toda ação educacional.

Ou seja, o principal objetivo da educação inclusiva é valorizar a heterogeneidade dos alunos e promover a igualdade de oportunidades, apesar de o processo de aprendizagem ser único de cada pessoa.

Principais desafios da inclusão escolar na escolar regular.
Infraestrutura inadequada para alunos especiais. Investimentos insuficientes pelo estado para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais. Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais.

3 atividades inclusivas para fazer em sala de aula

  1. 1 Contação de histórias. A contação de histórias é uma maneira universal de trabalhar interpretação e senso crítico. ...
  2. 2 Desenhar o corpo. Essa é uma atividade que ajuda a criança a entender a diferença de maneira real e visual. ...
  3. 3 Guiar os colegas.

5 dicas para trabalhar a educação inclusiva

  • Não agrupar estudantes de acordo com o gênero. ...
  • Trabalhar a conscientização contra o capacitismo. ...
  • Promover espaços de acolhimento. ...
  • Adaptar a infraestrutura e os materiais didáticos. ...
  • Capacitar profissionais em temas de diversidade.

Descubra 7 princípios essenciais na educação infantil

  • A autonomia começa desde cedo. ...
  • A influência dos vínculos na autoestima. ...
  • Cuidado e educação andam juntos. ...
  • Respeitando diferentes ritmos. ...
  • Crianças precisam ser ouvidas. ...
  • A importância do espaço de ensino. ...
  • Organização em primeiro lugar.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Assim, os três princípios que norteiam os objetivos da educação especial são a normalização, a integração e a individualização dos alunos com necessidades especiais.

Numa escola inclusiva, o aluno é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional; garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania é, por outro lado, objetivo primeiro de toda ação educacional.