Quais são os deveres de um aluno?

Perguntado por: aapolinario6 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Temos o dever de estudar os assuntos ensinados e fazer os deveres de casa. Mas os nossos deveres como alunos não são apenas os de estudar e tratar bem o professor. Também temos o dever de tratar com respeito e dignidade nossos colegas e os funcionários da escola.

Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente. Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade.

É dever do cidadão:

  • cumprir as leis;
  • respeitar o direito alheio;
  • promover educação, sustento e saúde aos filhos;
  • proteger a natureza;
  • votar;
  • colaborar com as autoridades e proteger o patrimônio alheio, público ou privado.

O aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor – o protagonista da educação - por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Na metodologia ativa, por outro lado, o aluno é o maior responsável pelo processo de aprendizado.

Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o individuo como cidadão.

Na verdade, é que a criança assim como todo adulto tem garantido por lei o direito de ir e vir quando quiser. Este direito deve ser garantido em todos os lugares onde a criança estiver, principalmente na escola, pois nela os pais depositam toda confiança.

Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

DEVERES são os comportamentos e atitudes que devemos ter para com os outros. Em qualquer relação, temos o dever de: Respeitar a outra pessoa, independentemente do seu sexo, idade, nacionalidade e origens culturais. Aceitar a opinião da outra pessoa, principalmente quando é diferente da nossa.

O conceito refere-se a ter uma certa obrigação. Por exemplo: “Em uma emergência, o dever de um médico é salvar vidas, independentemente de quem é a pessoa ferida”, “O policial não cumpriu seu dever ao ver como uma mulher foi roubada e não ter reagido”, “Cuidar dos filhos é o dever de todos os pais”.

Dever é aquilo que necessita ser feito, e direito é aquilo que nós temos a "possibilidade de fazer", é o que podemos fazer sem sermos restringidos.

Priorize. Nem todas as coisas que você precisa fazer têm o mesmo grau de urgência. É importante priorizar as tarefas mais importantes, como relatórios e projetos que devem ser entregues na mesma semana, atividades que estão com prazo curto ou que não podem atrasar de modo algum.

Portanto, se o estudante estiver usando o celular como distração e não aprendendo o conteúdo da aula, o professor adquire o direito de pegar o aparelho, desde que este tipo de punição esteja presente no regimento escolar.

Os deveres fundamentais seriam conceituados, in verbis, “como deveres de ação ou omissão, proclamados pela Constituição (fundamentalidade formal), cujos sujeitos ativos e passivos são indicados em cada norma ou que possam ser deduzidos mediante interpretação.

Os deveres são exigências que devem ser cumpridas por todos os cidadãos. Diferentes de direitos, eles não são optativos. Caso haja descumprimento deles, podemos ser multados ou até presos em casos mais graves.

A escola precisa ter um procedimento para assegurar e “proteger” o professor. A Ocorrência padrão de Advertência é fundamental. Não se manda aluno para fora sem justificativa.

A importância das aulas extracurriculares
As atividades extracurriculares são um elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes. Cada atividade promove novas nuances de conhecimentos para o aluno, além de desenvolvimento da criatividade e das habilidades interpessoais.

Exemplos de aulas diferenciadas
Pode ser considerada uma aula diferenciada aquela que ocorre em qualquer ambiente fora das salas de aula. Há diversas possibilidades, não só dentro como fora das instituições de ensino, que podem ser utilizadas pelos professores.

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

O que a escola não pode fazer é promover qualquer tipo de constrangimento ou violência psicológica, como impedir o estudante de frequentar as aulas e atividades durante o período letivo, muito menos proibir que o aluno realize provas.

Em relação à permissão de bonés nas escolas, a proposta destaca que a medida “fere o princípio da educação democrática como direito à liberdade de expressão, visto que um boné marca a singularidade individual ou de um grupo”.