Quais são os deveres de uma esposa?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos.

Nos termos do artigo 1672.º do Código Civil (CC), os cônjuges estão reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência.

Amor, respeito, carinho e admiração. Esses são alguns dos ingredientes que sempre estão presentes no dia a dia de casais felizes. Alguns hábitos simples, como dar um beijinho de bom dia ou ouvir o que o outro tem a dizer podem fazer toda a diferença na hora de construir um relacionamento sólido e saudável.

A submissão é baseada na condição de obedecer ordens de um superior, sem o direito de tomar decisões livres ou de se expressar da forma que bem entender. Um indivíduo que vive em estado de submissão é chamado de submisso e é caracterizado pelo excesso de humildade e servilismo.

Uma das coisas mais importantes em um casamento é conhecer, verdadeiramente, o outro e também deixar-se ser conhecido. Muitos casais não se revelam, não sabem nada sobre o outro e isso é um caminho de frustração.

O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

Segundo Victor Dias, um relacionamento afetivo é composto de 3 pilares: o Pilar Amoroso, o Pilar da Conveniência e o Pilar Compensatório.

A dívida conjugal (comumente referida como débito conjugal) é o compromisso sexual de um cônjuge um com o outro. O conceito deriva de descrições encontradas no direito canônico da Europa medieval.

Como vimos anteriormente, os pilares que sustentam o relacionamento são constituídos pelo AMOR, SEXO e DINHEIRO, e por último e não menos importante temos o 4° pilar: a FAMÍLIA. Sabemos que muitas pessoas casam por amor, outras por sexo, outras por dinheiro, mas também casam para formar uma família.

Amor, paixão, fidelidade, cumplicidade, companheirismo, afeto e carinho são alguns dos ingredientes mais importantes para a união de duas pessoas em um casamento. Para ser completo, o matrimônio ainda necessita que um nobre sentimento esteja presente diariamente na vida do casal – a amizade.

Carinho, atenção, diálogo, cumplicidade e harmonia são alguns dos ingredientes que tornam o dia a dia do casal mais amoroso. Apesar de clichê, uma relação deve ser alimentada e tratada com cuidado todos os dias.

Regras para um casal viver bem
Respeito: o respeito é a base de qualquer relacionamento. Sem respeito, não há amor. É importante que vocês se respeitem mutuamente e também dêem espaço um para o outro. Comunicação: a comunicação é fundamental em qualquer relacionamento.

Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo. Se os maridos não amarem a si mesmos, será muito difícil amar suas esposas com intensidade.

A diferença entre o casamento e a união estável está no modo pelo qual se constituem. Estruturalmente, são institutos diversos, já que o casamento é formado a partir de um ato formal, solene e público no qual os cônjuges recebem uma certidão de casamento, enquanto a união estável é informal.

O homem provedor, protetor e procriador é um dos principais arquétipos difundidos na sociedade. Isso naturalmente, coloca sobre os homens uma pressão grande de ser bem sucedido financeiramente. O homem acredita que precisa ganhar um bom dinheiro e sustentar uma família completa.

Ele é otimista diante das adversidades e sabe com convicção que as coisas vão melhorar, porque sua esposa sempre permanece ao seu lado para lembrá-lo disso. Um homem que está feliz no casamento cuida da sua saúde. Ele está física e espiritualmente sempre limpo e belo, pois sua esposa cuida do bem-estar dele.