Quais são os elementos comuns de todas as vias sensoriais?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Todas as vias sensoriais possuem certos elementos em comum. Elas começam com um estímulo, na forma de energia física, que atua em um receptor sensorial. O receptor é um transdutor, o qual converte o estímulo em um sinal intracelular, que normalmente é uma mudança no potencial de membrana.

Fotorreceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos, Termorreceptores, sensíveis às mudanças da temperatura, Mecanorreceptores, responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas.

Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.

Os órgãos sensoriais pele, língua, olhos, nariz e ouvido são responsáveis, respectivamente, pelos sentidos sensoriais tato, paladar, visão, olfato e audição.

Como exemplos de estímulos sensoriais conscientes, temos sentidos especiais (visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição) e alguns estímulos somatossensoriais (tato, temperatura, dor, pressão e propriocepção).

São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada. Estão irregularmente distribuídos entre as diferentes áreas do corpo.

De acordo com a natureza do estímulo, podemos classificar os receptores em:

  1. Quimiorreceptores: Respondem a estímulos químicos.
  2. Fotorreceptores: Respondem a estímulos luminosos.
  3. Mecanorreceptores: Respondem a estímulos como pressão, tensão e som. Nesse último caso, alguns autores preferem chamá-los de fonorreceptores.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

Tipos de receptores
Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.

Os estímulos sensoriais são tudo aquilo que nos chega aos 5 sentidos. Ou seja, tudo em volta pode se tornar uma experiência sensorial, mas somente as experiências significativas se tornam aprendizado.

Estas características, ou atributos sensoriais, tendem a ser percebidos na seguinte ordem: aparência, aroma, consistência e sabor. No entanto, no processo de percepção, a maioria ou todos os atributos se sobrepõem, ou seja, a pessoa recebe uma camada quase simultânea de impressões sensoriais.

Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo.

Os sete sentidos. Possuímos 7 sentidos: visão, audição, olfato, tato, paladar, equilíbrio e proprioceção. Todos estes sentidos são captados por milhares recetores no nosso corpo e interpretados pelo nosso cérebro, normalmente, de forma automática.

Quando falamos em sistema sensorial, referimo-nos ao conjunto de receptores sensoriais encontrados em nosso corpo. São esses receptores que captam os estímulos do meio e envia-os para o sistema nervoso, garantindo uma resposta adequada àquela determinada perturbação.

Existem dois tipos especiais desses receptores: os fonorreceptores, que captam variações na pressão do ar; e os estatorreceptores, que detectam a posição do corpo em relação à força de gravidade. Esses receptores são responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas.

Atividade sensorial trate-se de uma prática lúdica em que a criança além de se divertir, também estimula o seu pequeno em diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.

Órgãos do sentido - Visão, audição, tato, olfato e paladar.

As células sensoriais que são capazes de captar os estímulos do interior do nosso corpo são chamadas de: quimiorreceptores. fotorreceptores e quimiorreceptores. exteroceptores.

Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal. Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas. O sistema nervoso é composto por um tipo especial de tecido denominado tecido nervoso, o qual possui como tipos celulares os neurônios e as chamadas células da glia.

Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.