Qual a diferença entre as vias enteral e parenteral?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Podem-se dividir as vias em Parenteral e Enteral. A via Parenteral incluem as Injeções que podem ser Intramuscular, Intravenosa e Subcutânea. E a via Enteral são as drogas de uso Retal e Oral.

A via enteral ocorre quando o medicamento entra em contato com qualquer um dos segmentos do trato gastrointestinal. Este é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

O que é via parenteral? Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral.

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica.

A nutrição enteral é administrada ao paciente por meio de uma sonda, que é um tubo fino, macio e flexível, posicionada via nasal/oral ou implantada no estômago, duodeno ou jejuno.

via enteral, o medicamento é introduzido no aparelho. digestivo e a via parenteral as substâncias são. aplicadas diretamente nos tecidos por injeção, com.

A via enteral tem vantagens evidentes, como a ampla disponibilidade de medicamentos para uso oral, baixo custo e ausência dos riscos associados à administração intravenosa, intramuscular, subcutânea ou intradérmica.

Injeção Subcutânea • Heparina de baixo peso molecular – Não é recomendado aspirar após aplicação (tecido pouco vascularizado e raramente se atinge um vaso sanguíneo); – As injeções já vem preparada e, apresentam uma olha de ar responsável por distribuir a medicação pelo tecido, já que está é muito leve; – Não se deve ...

A dieta parenteral, ou mais conhecida como Nutrição parenteral, é definida como solução estéril de nutrientes ofertada diretamente à corrente sanguínea por via intravenosa.

Existem dois tipos principais de nutrição parenteral:

  • Nutrição parenteral parcial: são administrados apenas alguns tipos de nutrientes e vitaminas através da veia;
  • Nutrição parenteral total (NPT): são administrados todos os tipos de nutrientes e vitaminas através da veia.

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Vantagens da via parenteral
Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.

Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.

VIA PARENTERAL DIRETA
Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI, mas por meio do uso de injeções. Injeção intradérmica: Via utilizada para testes alérgicos; Usa-se geralmente a porção interna do braço; Volume a ser ejetado é de 0,06 a 1 mL.

É a via mais utilizada, por apresentar características como a segurança, economia, além da facilidade de administração e não causar dor. Contudo, são contraindicadas para pacientes que apresentam náuseas, vômitos, desacordados ou com dificuldade de deglutição, como crianças menores.

Medicação endovenosa é aquela ministrada diretamente na veia do paciente. Ela pode ser feita por acesso venoso periférico ou profundo.

Os EV são conquistados diretamente em batalhas, mas também podem ser atribuídos com itens específicos, servindo para elevar individualmente os seis pontos de força que definem um Pokémon. Já os IV determinam o quão alto pode ser o número máximo de uma determinada qualidade do monstrinho.

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal.