Quais são os medicamentos IMAO lista?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Inibidores da Monoaminoxidase (iMAO)

  • Isocarboxazida;
  • Moclobemida;
  • Fenelzina;
  • Selegilina;
  • Tranilcipromina.

Os alimentos que devem ser evitados são: queijos envelhecidos (em geral queijos frescos, como queijo-de-minas e ricota não causam problemas), vinhos, chope, pão de queijo, casca de banana, embutidos (salame, presunto, linguiça, mortadela,patê), panetone e alimentos fermentados em geral, que possuem grandes ...

A ingestão de queijos, principalmente os ricos em tiramina, em indivíduos em tratamento com IMAOs pode levar à hipertensão aguda, com forte cefaleia. A administração de aminas simpatomiméticas, como a efedrina, em conjunto com os IMAOs, causa hipotensão grave.

A redução na atividade da MAO resulta em aumento na concentração desses neurotransmissores nos locais de armazenamento no sistema nervoso central (SNC) e no sistema nervoso simpático. O incremento na disponibilidade de um ou mais neurotransmissores tem sido relacionado à ação antidepressiva dos IMAOs.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são:

  • Bupropiona.
  • Mirtazapina.
  • Trazodona.
  • Vortioxetina.
  • Selegilina transdérmica (no formato de adesivo)

Esta pesquisa (em inglês) comparou os dois medicamentos e apontou que a sertralina é mais eficiente que a fluoxetina no tratamento da depressão.

Chocolate: não deve ser consumido em excesso por pessoas que fazem uso de remédios classificados como antidepressivos. Além do doce, tais medicamentos não combinam com alimentos com grandes quantidades de cafeína. Outras drogas estimulantes também não devem ser ingeridas com itens ricos em cafeína.

Verdade – Antidepressivos do tipo IMAO, como fluoxetina, sertralina e citalopram, não devem ser ingeridos com alimentos fermentados como vinho, queijos e embutidos, pois podem provocar pico de hipertensão.

O uso de antidepressivos conjuntamente com analgésicos está associado ao aumento de hemorragia intracraniana (acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos) logo após o início do tratamento.

Resultados: Verificou-se que bebidas contendo cafeína podem exercer influência em pacientes que fazem uso de medicamentos antipsicóticos e antidepressivos, resultando na diminuição da metabolização e eficiência desses medicamentos psicotrópicos e ocasionando retorno ao centros de tratamentos em um tempo menor.

A sertralina não deve ser usada por pessoas que apresentem hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua fórmula. Ou seja, não deve ser combinada com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou com pimozida. Decerto, é importante para você e seu bebê que você fique bem durante a gravidez.

O remédio Sertralina está ligado de forma direta com a serotonina, conhecida por ser o hormônio da felicidade. Ele age no corpo humano, aumentando a concentração de serotonina no sangue. O remédio faz isso ao reduzir a reabsorção de serotonina, o que aumenta o seu efeito no corpo.

As principais classes de antidepressivos são: SNRI (Inibidor de recaptação de serotonina e noradrenalina) SNDRIs (inibidores de tripla recaptação) SSRI (Inibidor seletivo de recaptação de serotonina)

Os transtornos ansiosos são comumente tratados com medicamentos que também servem para o tratamento de depressão. Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam.

Antidepressivos mais modernos

  • Inibidores de recaptação de noradrenalina-dopamina (por exemplo, a bupropiona)
  • Moduladores de serotonina (como mirtazapina e trazodona)
  • Inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina (como venlafaxina e duloxetina)

O Velija, medicamento em cápsula, de uso oral indicado para tratar a depressão em adultos está em primeiro lugar na lista dos remédios antidepressivos mais vendidos no Brasil em unidades.

Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS)
É o antidepressivo de 1ª escolha, pois apresentam menor custo e menos risco de efeitos colaterais. Além disso, também são drogas de 1ª escolha no tratamento da dor crônica neuropática.