Quais são os principais artistas da Idade Média?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Páginas na categoria "Pintores da Idade Média"

  • Hans Acker.
  • Aelbrecht Bouts.
  • Simon Bening.
  • Pieter Coecke van Aelst.
  • Álvaro Pires de Évora.
  • Andrea del Castagno.
  • Andrea Tafi.
  • Anovelo da Imbonate.

Podemos citar como grandes expoentes da pintura gótica o italiano Giotto di Bondone (1267-1337) e o holandês Jan Van Eyck (1390-1441).

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.

A pintura medieval desconhecia a perspectiva, as figuras humanas eram chapadas e rígidas, não seguindo nenhuma perspectiva ou volume. Os santos eram representados sempre com olhar fixo e halo (luz em forma de círculo ao redor da cabeça) e fundo em ouro.

Embora a Idade Média não comece e nem termine em uma data específica, os historiadores da arte geralmente classificam a arte medieval nos seguintes períodos: Arte Medieval Inicial, Arte Românica e Arte Gótica.

substantivo masculino e feminino Quem exerce uma das belas-artes, especialmente pintura ou escultura. Pessoa que interpreta uma obra musical, teatral, cinematográfica, coreográfica; ator, cantor, dançarino: artista de cinema.

De acordo com os dados, Leonardo da Vinci, conhecido por obras como “A Última Ceia” e “Mona Lisa”, pode ser considerado o pintor mais popular do mundo, ficando em primeiro lugar em 82 países. A pintora mexicana Frida Kahlo é a segunda mais famosa, sendo a mais popular em 29 países, incluindo o Brasil.

A arte medieval foi toda a produção artística criada entre o século V e o século XV. Dessa fase se destacam pinturas, tapeçarias e iluminuras para além de construções arquitetônicas e composições musicais. A arte medieval foi uma arte basicamente religiosa, cristã.

  • Biduino
  • Andrija Buvina

A sua maior importância era mostrar coisas daquele tempo , como por exemplo , o nascimento de Jesus e a sua morte , sua ressurreição , esculturas de escultores daquela época , entre outras importâncias .

Mona Lisa

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
A obra é considerada a mais famosa da história da arte devido ao seu caráter enigmático, simétrico e que prima pela harmonia em proporções, composição e jogo de luz e sombra, conseguido através da técnica do sfumato.

O termo Renascimento foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari no século XVI, um historiador que se empenhou em colocar Florença como a protagonista de todas as inovações mais importantes, e seus escritos exerceram uma influência decisiva sobre a crítica posterior.

A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.

Por conta desse sentido pejorativo, chamou-se também a Idade Média de “Idade das Trevas”. Além de ser um intervalo, o período medieval era tido como obscuro, tomado pelas crenças ditadas pela Igreja Católica, que desprezava o pensamento racional, e que não teve produções intelectuais de relevo.

A Idade Média é um dos quatro grandes períodos da história segundo a divisão moderna realizada pelos historiadores. Nela a Idade Média localiza-se entre a Idade Antiga e a Idade Moderna, estendendo-se de 476 a 1453.

A arquitetura medieval é caracterizada por estilos arquitetônicos influenciados pelo teocentrismo - modo filosófico e religioso que coloca Deus como centro de todas das coisas. Esse tipo de construção foi desenvolvida durante a Idade Média e apresentou três estilos: bizantino, românico e gótico.

A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa. O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas.

Na Alta Idade Média, as atividades artesanais estiveram restritas às necessidades de um mesmo feudo. Geralmente, um artesão se fixava em uma propriedade oferecendo os seus serviços em troca da proteção e dos recursos disponíveis na propriedade feudal.

A arte medieval é aquela que foi produzida durante o período da Idade Média (século V ao XV). Está associada à religiosidade, uma vez que nesse período a Igreja tinha grande poder e influência na vida das pessoas. Assim, o teocentrismo (Deus como centro do mundo) foi a principal característica da cultura medieval.

Arte gótica é o nome dado a um movimento artístico surgido na França, ainda na Idade Média, em meio ao século XII.