Quais são os processos de envelhecimento do idoso?

Perguntado por: eporto3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O processo natural de envelhecimento (envelhecimento primário) é denominado de senescência, é caracterizada por um processo biológico com redução da capacidade de manutenção da homeostasia em condições de sobrecarga funcional, acarreta em perda progressiva da capacidade de adaptação do organismo frente a dificuldades ...

O envelhecimento é definido como um processo progressivo, no qual ocorrem alterações biológicas, funcionais, psicológicas que com o passar do tempo tendem a determinar uma acentuada perda da capacidade que o indivíduo possui de se adaptar ao meio ambiente.

Todos que chegam à velhice experimentam as alterações fisiológicas (normais) desse processo, o que denominamos SENESCÊNCIA.

O envelhecimento é um processo gradual e contínuo que consiste na alteração natural de algumas funções corporais de pessoas adultas. Não há uma idade específica para o envelhecimento, mas especialistas afirma que aos 65 anos de idade iniciamos a velhice.

14/12/2012 – Diversos fatores sociais como gênero, escolaridade, idade e naturalidade exercem forte influência na forma de envelhecer.

Primeiro surgem as linhas finas e, com o tempo, as rugas, a perda de volume e de densidade começam a ficar visíveis. A nossa pele envelhece por vários motivos.

Na denominada quarta idade apresentam-se dois estágios de comprometimento: a dependência funcional – atividades de vida diária comprometidas; e a fragilidade – com independência relativa, mas com dificuldades em ao menos dois domínios: sensoriais, mobilidade, metabolismo energético, memória ou distúrbios psíquicos.

Os olhos, seguidos pelos ouvidos, começam a mudar no começo da meia-idade. A maior parte das funções internas também declina com o envelhecimento. A maior parte das funções corporais tem o seu auge pouco antes dos 30 anos e, a partir desta idade, inicia-se um declínio gradual, mas constante.

Há múltiplos fatores associados ao processo de envelhecimento: fatores moleculares, celulares, sistêmicos, comportamentais, cognitivos e sociais. Estes interagem e regulam tanto o funcionamento típico quanto o atípico do indivíduo que envelhece.

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que vão alterando progressivamente o organismo.

Indivíduos idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco, diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos, perda de habilidades e funções neurológicas diminuídas, como raciocínio e memória, e podem desenvolver doenças como a incontinência urinária ...

O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.

A saúde é um dos quatro pilares do envelhecimento ativo, ao lado da educação, segurança e participação, conforme definiu relatório da OMS (leia mais no box), de 2002.

É necessário destacar que o processo de envelhecimento se dá por toda a vida, do nascimento até a morte, assim a partir do nascimento estamos envelhecendo, já a velhice é uma construção social, demarcada como a última fase da vida, carregada de preconceitos e mitos.

Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular.

Entre os fatores que podem influenciar a qualidade de vida do idoso, em primeiro lugar está a expectativa de vida reduzida, seguido pelos transtornos cognitivos e incapacidade causadas por dores crônicas. Contudo, outros fatores também estão relacionados.

Causas do envelhecimento precoce da pele
Dessa forma, algumas das situações em que há aumento desses radicais livres são: exposição solar em excesso sem proteção, poluição, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, estresse e má alimentação.

40 anos -Nessa idade, é natural começar a perder o contorno do rosto, a definição das maçãs e do maxilar. - As rugas que eram finas aos 30 anos já se tornaram mais profundas e aparecem mesmo quando você não sorri, principalmente, se você não tiver tratado antes.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta.