Quais são os riscos biológicos na NR 32?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O que a norma determina em relação ao risco biológico? Considera como risco biológico a pro- babilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as to- xinas e os príons).

32 (NR-32), os agentes biológicos estão classificados segundo risco.

Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Quanto aos critérios de classificação de risco dos agentes biológicos destacam-se a infectividade, a patogenicidade e a virulência dos agentes biológicos, bem como a disponibilidade de medidas terapêuticas e profiláticas eficazes, modo de transmissão, estabilidade do agente, origem do material potencialmente patogênico ...

A NR-32 abrange ainda a questão da obrigatoriedade da vacinação do profissional de enfermagem (tétano, hepatite e o que mais estiver contido no PCMSO, com reforços pertinentes, conforme recomendação do Ministério da Saúde, devidamente registrada em prontuário funcional com comprovante ao trabalhador.

São considerados agentes biológicos os bacilos, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, vírus, entre outros. Os riscos biológicos surgem do contato de certos microrganismos e animais peçonhentos com o homem em seu local de trabalho.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Os casos mais comuns são: parasitas, toxinas, as culturas de células e os príons (proteínas com propriedades infectantes). Esses agentes biológicos conseguem causar infecções, doenças autoimunes, câncer e alergias.

Os agentes biológicos incluem vírus, bactérias, fungos e parasitas, e podem causar problemas de saúde, diretamente ou através da exposição a alérgenos ou toxinas conexos.

Os exames complementares que peço são: hemograma completo; HIV; Raio x de torax(para tuberculose); sorologia para hepatite A;B; e C; Carteira de vacinação em dia.

Podemos citar como exemplos de riscos físicos: ruídos, vibrações, pressões, temperaturas elevadas, radiações e etc. Os riscos biológicos são aqueles provenientes de microorganismos que podem penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, em contato com a pele ou por ingestão.

5 principais regras da NR32

  • Reservatórios e fontes de exposição;
  • Vias de transmissão e de entrada;
  • Virulência, patogenicidade e transmissibilidade do agente;
  • Dados estatísticos e estudos epidemiológicos;
  • Persistência do agente biológico no ambiente;
  • Demais informações de caráter científico.

Danos do Risco Biológico
Os principais riscos biológicos que podem ser encontrados em ambientes de trabalho são os microrganismos, como vírus e bactérias causadores de doenças, parasitas, internos como vermes, externos, como piolhos e protozoários, como o causador da doença de chagas.

marrom — essa cor indica que existem riscos biológicos, tais como, vírus, fungos, bactérias e os outros micro-organismos que podem causar sérios danos à saúde dos funcionários; azul — essa tonalidade refere-se a riscos de acidentes com incêndio, explosão, quedas, descargas elétricas e fraturas.

32.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

São conhecidos como principais agentes biológicos:
Microrganismos (bactérias, fungos e vírus do HIV), parasitas internos (vermes), parasitas externos (sarna, piolho e berne) e protozoários.