Quais são os seis tempos verbais?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quais são os tempos no modo indicativo? O modo indicativo apresenta seis tempos verbais distribuídos entre passado, presente e futuro: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.

Existem três tempos primitivos e que você tem de saber: Presente do Indicativo, Pretérito Perfeito do Indicativo e Infinitivo Impessoal. A partir deles todos os outros são formados. Assim, temos: Derivados do Presente do Indicativo: Pretérito Imperfeito do Indicativo, Presente do Subjuntivo e Imperativo.

São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO.

Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito. Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Modo subjuntivo: Presente, Pretérito e Futuro.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

Os tempos verbais simples são formados a partir de três tempos verbais: o presente do indicativo, o pretérito perfeito do indicativo e o infinitivo impessoal. Esses três tempos são chamados de primitivos, por corresponderem a tempos verbais já existentes no latim.

O verbo indica um processo localizado no tempo. Podemos distinguir: presente, pretérito e futuro.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

Já os tempos verbais nada mais são que elementos linguísticos que indicam o momento da fala do interlocutor. Dessa forma, é possível entender se a fala está no passado, presente ou futuro. Para isso, os tempos verbais são auxiliados pelos modos verbais, que se dividem em imperativo, injuntivo e subjuntivo.

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Significado de Pretérito
adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita.

Os tempos compostos do modo indicativo são: Pretérito Perfeito, Pretérito Mais-que-perfeito, Futuro do Presente e Futuro do Pretérito.

Tempos no modo indicativo
Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).