Quantos tempos verbais?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quais são os tempos verbais? Há três principais tempos verbais (presente, pretérito e futuro), mas eles se dividem de acordo com os modos verbais. Assim, no modo indicativo, há seis tempos verbais; no subjuntivo, há três tempos verbais; e no imperativo, há apenas um tempo verbal.

Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito. Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Modo subjuntivo: Presente, Pretérito e Futuro.

São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO.

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

Em geral, os tempos verbais são divididos em presente, passado e futuro. Mas, a depender do modo do verbo analisado, ainda é possível encontrar tipos de futuros e outras subclassificações para o pretérito.

O verbo indica um processo localizado no tempo. Podemos distinguir: presente, pretérito e futuro.

A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...

Existem três tempos primitivos e que você tem de saber: Presente do Indicativo, Pretérito Perfeito do Indicativo e Infinitivo Impessoal. A partir deles todos os outros são formados. Assim, temos: Derivados do Presente do Indicativo: Pretérito Imperfeito do Indicativo, Presente do Subjuntivo e Imperativo.

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.

O pretérito perfeito situa a ação verbal no passado, sendo considerada, na forma simples, uma ação concluída ou, na forma composta, uma ação que se repete até o presente. O pretérito perfeito é um dos tempos verbais situados no tempo passado.

O verbo exprime uma ação, estado ou qualidade que se desenvolve no tempo presente, no tempo passado, ou no tempo futuro. Portanto, os três tempos fundamentais que o verbo pode indicar são: o presente, o passado (que chamamos de pretérito) e o futuro.

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

A língua portuguesa é composta por três modos (indicativo, subjuntivo e imperativo) e três tempos verbais (presente, pretérito e futuro). Cada tempo verbal, por sua vez, é composto por formas verbais.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.