Qual a área responsável pelo comportamento do condutor?

Perguntado por: amonteiro6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Como você viu, a Psicologia do Trânsito é uma área de estudos que se encarrega, principalmente, da tarefa de compreender os diferentes comportamentos adotados pelos motoristas no contexto do trânsito.

Trânsito seguro: a responsabilidade é de todos
Tornar o trânsito seguro depende de um conjunto de fatores, mas, principalmente da conscientização de todos. Uma vez que a adoção de comportamentos mais responsáveis não deve partir apenas do condutor dos veículos automotores, mas também do pedestre e do ciclista.

CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito: É o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito, responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro e pela atualização permanente das leis de trânsito.

Após o credenciamento, o psicólogo do trânsito pode optar por atuar em perito em casos de acidentes; em elaboração de programas de educação no trânsito; em centros de formação de condutores ou abrir a sua própria clínica do trânsito.

Ministério da Infraestrutura

Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran — Ministério da Infraestrutura.

É o órgão que planeja e controla tudo aquilo que é referente à documentação dos condutores e seus veículos. Ele é responsável pela formação de condutores e pela emissão da CNH e do LADV (Licença para Aprendizagem de Direção Veicular). Cada estado tem o seu próprio DETRAN.

O DETRAN, por ser uma autarquia estadual com personalidade jurídica própria, responsável pela expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, responde objetivamente pelos danos causados a terceiros. Aplicação da teoria da responsabilidade objetiva. Inteligência do art. 37 , § 6º da CF .

O Comportamento Seguro de um trabalhador, de um grupo ou de uma organização é definido por Bley (2004) como sendo a capacidade de identificar e controlar os riscos presentes numa atividade no presente, de forma a reduzir a probabilidade de ocorrências indesejadas no futuro, para si e para os outros.

Sob o prisma constitucional, é consagrado que a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, sendo que o ente público deve propiciá-la por meio de seus servidores, de modo a tutelar os cidadãos visando a manutenção da ordem pública, proporcionando-lhes o gozo do bem comum.

A própria CF/88 já elenca nos incisos I a VI os órgãos responsáveis pela segurança pública, sendo eles a polícia federal, a polícia rodoviária federal, a polícia ferroviária federal, as polícias civis, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares, além das polícias penais federal, estaduais e distrital.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito. Com sede em Brasília, o orgão deve estabelecer normas regulamentares para leis de trânsito, bem como elaborar diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

° inciso VII do CTB, as JARI são órgãos autônomo do Sistema Nacional de Trânsito, cuja competência, como visto é de fiscalizar os atos emanados das autoridades de trânsito junto às quais funcionam.

No Brasil, os profissionais da psicologia do trânsito trabalham, em geral, na avaliação psicológica de motoristas. Porém, eles também realizam pesquisas e sugerem medidas que auxiliem na melhoria do trânsito, tal qual desenvolvem soluções com foco no comportamento dos motoristas, como cursos de educação, por exemplo.

As funções cognitivas, quando relacionadas à direção veicular, incluem "memória, atenção, avaliação sistemática do ambiente e outras habilidades visuoespaciais, verbais e de processamento de informações, tomada de decisões e resolução de problemas.