Qual a cidade natal de Chacrinha?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Nasceu em Surubim, no agreste de Pernambuco. Ainda na infância, muda-se com a família para Caruaru, também em Pernambuco, e depois, aos 10 anos de idade, para Campina Grande, na Paraíba.

O apelido "Chacrinha" vem da época do rádio. A emissora onde Abelardo trabalhava ficava numa chácara pequena e o comunicador se referia ao local como a "chacrinha". O apelido virou nome conhecido mundialmente.

70 anos (1917–1988)

O animador disse que pediu rescisão do contrato porque a atração mudou várias vezes de horário. Já a Globo alegou que o tirou do ar “porque o animador apresentou em seu programa um afeminado”.

Abelardo Barbosa

Abelardo Barbosa, o Chacrinha, nasceu em Surubim, Pernambuco em 30 de setembro de 1917. O “Velho Guerreiro" começou a carreira no rádio, mas fez história na televisão. Estreou na Globo em 1967, onde comandou programas de auditório de sucesso. Morreu em 1988, aos 70 anos.

Ele ficou paraplégico em 1971, após um acidente de carro e morava com a mãe Florinda Barbosa, de 94 anos, no Rio.

Ele era irmão gêmeo de Leleco Barbosa e ex-marido da cantora Wanderléa. José Renato Barbosa Medeiros, de 63 anos, filho do apresentador Chacrinha, morreu na manhã de quinta-feira (6), no Rio, devido a complicações respiratórias e cardiológicas.

Gêmeo de Leleco Barbosa, produtor e apresentador, Nanato ficou tetraplégico em 1971, após mergulhar numa piscina.

1 – Chacrinha – Abelardo Barbosa
O talentoso e folclórico “Velho Guerreiro” entrou para a Faculdade de Medicina em 1936, cursando apenas dois anos.

30 de junho de 1988, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

30 de setembro de 1917

O Chacrinha tinha um bordão “Alô Clarinha”, referência a um anunciante, a Água Sanitária Clarinha. Quando a Clarinha não podia ser mais usada, o bordão passou a ser Terezinha.

Em 1972, Chacrinha (1917-1988), deixava a Globo depois de um barraco de proporções épicas com direito até quebra de estúdio.

26 de março de 1989

Em 26 de março de 1989, estreou na TV Globo como apresentador do programa de auditório Domingão do Faustão, nas tardes de domingo, com a participação de Caçulinha e Lucimara Parisi até 2009. O programa foi um dos que ficou mais tempo em produção pela emissora.

Seu apreço pelo bacalhau ficou para sempre, pois Chacrinha encarnava uma paixão brasileira. Foi o pregoeiro de um alimento que chegou ao Brasil em 1500, nos porões das embarcações de Pedro Álvares Cabral, cujo consumo era controlado pelo despenseiro, tamanha a sua importância.