Qual a data que os judeus comemoram o Natal?

Perguntado por: dalegria7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os judeus não comemoram o Natal e o Ano Novo na mesma época que a maioria dos povos, mas para eles, o mês de dezembro também é de festa. Apesar de acreditarem que Jesus existiu, os judeus não mantêm uma relação de divindade com ele.

Terra de Israel

A Terra de Israel é o berço do povo judeu. Durante o longo período de dispersão, o povo judeu nunca cortou nem esqueceu a sua ligação com a Terra. A Terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo judeu.

Cristãos ortodoxos da Europa Oriental, como Rússia e Grécia, assim como Turquia e países da África e América, celebram a data em 7 de janeiro.

O calendário judaico é luni-solar, baseado em meses lunares de 29 dias alternados com 30 dias. Um mês extra é intercalado a cada 3 anos, com base em um ciclo de 19 anos. As datas do calendário judaico são designadas AM (Latin anno mundi, “o ano do mundo”) e BCE (antes da Era Comum).

Yom Kipur significa o Dia do Perdão, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se da data mais importante e sagrada no judaísmo a ser realizada no décimo dia a partir do Rosh Hashaná, Ano Novo judaico.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

breve desejarão um ao outro “Shanah tovah” (hebraico para “bom ano”)...

Enquanto o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, o Hanukkah comemora a reconsagração do Templo de Jerusalém e da descoberta de um pequeno fio de óleo nas ruínas deste santuário que teria fornecido luz para oito dias após a vitória de Judas, o Macabeu, sobre o rei greco-sírio Antíoco Epífano, no segundo século ...

YHWH

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.

O que significa o termo judeu? O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá. Vimos ainda que, pelos argumentos que lemos, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.

Maha Abdelaziz explica que, em termos religiosos, o Natal não é celebrado entre os seguidores do islamismo. Mas ela conta que a data acaba sendo comemorada entre os muçulmanos, como se fosse uma festa. "Islamicamente, não pode ser comemorado o Natal.

É o mesmo natal, o de todos os cristãos, mas celebrado num momento diferente. Os ortodoxos festejam o nascimento de Jesus 14 dias depois dos católicos romanos. É uma questão de calendário que separa igrejas com uma história comum.

Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.

Tishrei

Para ajustar, se convencionou que alguns anos têm um mês a mais no calendário judaico. O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Em hebraico, o pedido de perdão, o arrependimento, se expressa por selichá ou mechilá. Palavra usada, por exemplo, na reza final de um ritual funerário judaico. Os vivos pedem ao morto selichá, um pedido de desculpas, um pedido de perdão. Expressam, enfim, seu arrependimento.