Qual a definição de bulionismo?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O termo bulionismo deriva da palavra inglesa bullion, que significa “pequenos lingotes de ouro”. A doutrina do bulionismo aconselhava um Estado a ter em seus cofres a maior quantidade de metais nobres, ouro e prata, possível.

Os metalistas, afinados com a ortodoxia, defendiam o padrão ouro, a plena conversibilidade da moeda e a prioridade à estabilidade monetária; para tanto, apoiavam-se na teoria quantitativa da moeda e advogam a subordinação da política monetária à política cambial.

O metalismo, também chamado de bulionismo, acreditava que um país era rico na medida em que tivesse muito ouro e prata acumulados. Já o protecionismo, acreditava que através de uma balança comercial positiva, ou seja, exportação superior à importação, era possível acumular mais metais.

Durante a Idade Moderna, Espanha e Portugal, que buscavam uma balança comercial favorável por meio do monopólio, defenderam o entesouramento de metais preciosos, prática denominada bulionismo. Metalismo, também conhecido como bulionismo, é a ideia de riqueza econômica através da quantificação de metais preciosos.

O sistema metalismo foi usado como uma maneira de medir a riqueza de uma nação, tendo como base a quantidade de metais preciosos armazenados em seus cofres. Desse modo, quanto mais metais preciosos, como ouro e prata, uma nação tivesse, maior seria sua estabilidade econômica.

O termo foi criado pelo economista alemão Georg Friedrich Knapp (1842 - 1926) em sua obra The State Theory of Money (A teoria estatal da moeda).

O mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei.

O Mercantilismo é caracterizado por representar a intervenção do Estado sobre a economia, criando uma série de processos protecionistas que garantiam o enriquecimento com base na quantidade de capitais armazenados nos seus cofres. Quem saía ganhando com este sistema econômico era exclusivamente a burguesia e a nobreza.

Principais características do capitalismo comercial
Metalismo: a riqueza de um país era determinada pela quantidade acumulada de metal precioso (ouro e prata). Grande parte desses metais foi retirada das colônias e enviada às metrópoles nesse período.

Consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar. Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e na busca de mercados externos para a venda dos seus produtos.

Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.

O Protecionismo é uma política econômica que visa o proteger o mercado interno da concorrência externa. Essa política é utilizada desde o século XVI com o Mercantilismo e suas medidas são aplicadas atualmente por diversos países.

Portanto, medidas protecionistas são ações interventoras do Estado na importação de produtos, visando ajudar as empresas nacionais a vencerem concorrentes de outros países, que levariam o dinheiro dos consumidores daqui para outras nações.

Metalismo: também conhecido como bulionismo, esse princípio consistia em defender a acumulação de metais preciosos como principal forma de obtenção de riquezas. Esse conceito foi utilizado principalmente na Espanha, durante o reinado dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela.

Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei. Uma das características do mercantilismo foi o metalismo, ou seja, o acúmulo de metais preciosos, como o ouro.

De que forma o Brasil foi atingido pelo Mercantilismo? A - Através do Pacto Colonial, o Brasil só podia comprar e vender mercadorias para Portugal.

O mercantilismo, política econômica do absolutismo, tinha como princípios básicos a intervenção estatal na econo- mia, o acúmulo de metais preciosos e a manutenção da balança comercial favorável.

França

França: o principal impulsionador do mercantilismo na França foi Jean-Baptiste Colbert, ministro da economia de Luís XIV. Colbert procurou desenvolver o comércio na França, ao mesmo tempo que dificultava a entrada de produtos estrangeiros.

O mercantilismo garantiu a manutenção do Estado absolutista e de seus suntuosos gastos com o aparelho administrativo, o Exército e, principalmente, com a corte. A base inicial dessa política era o metalismo, a ideia de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos.

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas executadas entre os séculos XV e XVIII. Marcou o fim do feudalismo e o surgimento do capitalismo. Estabeleceu-se durante a formação do absolutismo e o surgimento dos Estados Nacionais modernos.