Qual é a definição de número atômico?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.

O número atômico equivale ao número de prótons no núcleo do átomo. Logo, ao saber a quantidade de prótons em um átomo, determina-se o valor de Z. Por exemplo, o elemento cálcio possui em seu núcleo 20 prótons e 20 nêutrons. Logo, seu número atômico é igual a 20.

Os elementos químicos são um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, igual quantidade de prótons no núcleo, e que, por isso, possuem as mesmas propriedades físico-químicas. O átomo é a menor partícula possível capaz de manter as propriedades que caracterizam um elemento químico.

Resposta. Número atômico corresponde ao número de prótons que um átomo possui. Número de massa é o número de prótons mais o número de nêutrons.

Falamos em isótopos para nos referirmos a um um grupo de átomos que contenham o mesmo número de prótons. São como variações do mesmo elemento, que têm propriedades químicas similares, agrupando-se nesse caso por compartilhar a quantidade de prótons em sua estrutura.

Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa; Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.

Na ligação covalente, os dois átomos compartilham igualmente os elétrons, não havendo processo de doação ou recebimento de elétrons entre eles. Molécula de hidrogênio (H2) é formada pelo compartilhamento de um par de elétrons entre os dois átomos.

Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n.

A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.

oganessônio

O oganessônio é o elemento 118 da Tabela Periódica, sendo, portanto, o elemento de maior número conhecido até então. Oganessônio, o elemento químico de número atômico 118. O oganessônio, símbolo Og, número atômico 118, é o elemento químico de maior número atômico existente na Tabela Periódica até agora.

O número atômico é igual ao número de prótons no núcleo. Sendo assim, para conhecer o valor de Z, basta saber o número de prótons que a partícula atômica possui em seu núcleo. Por exemplo, um átomo que possui oito prótons no núcleo tem um número atômico igual a oito (Z = 8).

O átomo é a unidade básica de construção da matéria. Sua estrutura possui um núcleo, onde ficam prótons e nêutrons, e uma ampla região em torno dele, constituída por elétrons. Evolução dos modelos atômicos, que são teorias que tentam explicar o funcionamento da matéria.

Configuração eletrônica

CamadaNívelQuantidade máxima de elétrons
K L M N O P Q1 2 3 4 5 6 72 8 18 32 32 18 8

O elétron é a partícula subatômica mais leve conhecida e possui massa igual a 9,109 · 10-31 kg, sendo 1836 vezes mais leve do que um próton. Por isso, é comum dizer que a massa do elétron é desprezível. Assim, a massa de um átomo ou massa atômica é determinada apenas pela massa de prótons e nêutrons.

O Ununócio é o último elemento químico sintetizado em laboratório. Ele possui número atômico 118 e seu símbolo é Uuo.

Sua identificação é de grande importância, pois fornece informações sobre as principais características do átomo de um elemento, bem como a sua posição na tabela periódica, uma vez que são organizados em ordem crescente de número atômico.

ununóctio

O ununóctio (elemento 118) tem a maior massa atômica de todos os elementos sintetizados até agora. Em 2002, cientistas do Instituto Unificado de Pesquisas Nucleares de Dubna, na Rússia, confirmaram sua existência.

Partículas subatômicas Hoje, sabemos que os átomos são formados por partículas subatômicas como os prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons. Nesse momento, nos interessam apenas as subpartículas fundamentais: os prótons, nêutrons e elétrons.