Qual a definição do lazer passivo?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O que é lazer passivo? Lazer passivo é uma ação que engloba o consumismo e que você de certa forma faz de você um produto. É denominado e conhecido como o lazer alienado que, como dissemos antes, faz de você um produto para consumir outro produto.

O lazer (sinónimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da forma que bem lhe apetecer.

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

E, aí, o risco de a saúde mental ser afetada aumenta. O risco é acabar sendo forçado a parar por esgotamento. “Os prejuízos podem ser esgotamento, desânimo, descomprometimento e falta de entusiasmo com o trabalho e com a vida em geral. Algumas pessoas acabam tendo depressão”, alerta Azevedo.

Como diz Dumazedier (1976), o lazer tem caráter liberatório (liberdade de escolha), desinteressado (sem fins lucrativos), hedonístico (procura pelo prazer) e pessoal (libertação da rotina).

Estas funções do lazer também são conhecidas por 3ds (descanso, divertimento e desenvolvimento).

Com base nos autores Camargo e Dumazedier, Marcellino (2007) aponta seis áreas fundamentais do lazer: os interesses artísticos, os intelectuais, os físicos, os manuais, os sociais e os turísticos.

Um dos conceitos de lazer pode ser o de se praticar alguma atividade prazerosa durante um determinado tempo do dia. Essas atividades podem ser desde ler um livro, ver TV, ouvir uma música, até dançar, fazer um cooper, jogar boliche, tênis… O importante é que se pratique uma atividade de lazer ao, dia.

O que é lazer passivo? Lazer passivo é uma ação que engloba o consumismo e que você de certa forma faz de você um produto. É denominado e conhecido como o lazer alienado que, como dissemos antes, faz de você um produto para consumir outro produto. Como o cinema, teatro, compras, por exemplo.

Desse ponto de vista, o lazer constitui-se na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social.

“…o lazer é o conjunto de ocupações, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar- - ...

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

  1. Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
  2. Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.

"O lazer não ajuda somente no controle do estresse, mas também nos ajuda na percepção de autocuidado e equilíbrio na saúde mental e física", comenta.

Com as atividades físicas realizadas durante o lazer, podem-se desenvolver elementos positivos, como a autonomia, criatividade, felicidade, diversão, igualdade e integração.