O que mudou no conceito poder desde a Idade Moderna?

Perguntado por: edantas7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Conforme chegamos aos tempos modernos, o poder continua centralizado, porém agora, é possível a plebe participar de cargos públicos e falar com voz ativa em prol do povo. Neste período, os Reis começam a tratar melhor os seus e passam a colonizar outras nações, que são "inferiores" ao seu próprio povo.

Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.

É neste momento que a sociedade passa a ser mais antropocêntrica e menos teocêntrica. Isso será a base para a secularização dos Estados. Com as Grandes Navegações que aconteceram ao longo desse período, o contato entre diversos povos também influenciou em novas formas de compreender o homem e seu lugar no mundo.

O poder é, na sociedade atual, classificado e entendido de diversas maneiras, de acordo com o modo como ele é exercido e o meio em que ele se encontra. Norberto Bobbio classificou-o em três formas, sendo elas: Poder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada.

Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.

Política da Idade Moderna
Na idade moderna surge o Absolutismo Monárquico, entende-se absolutismo como o processo de centralização política nas mãos do rei. É resultado da evolução política das Monarquias Nacionais, surgidas na Baixa Idade Média; fruto da aliança rei - burguesia.

Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nesse período que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual. Idade Moderna foi uma das formas encontradas pelos historiadores para se dividir a história da humanidade.

Em termos de pirâmide social, os povos modernos estavam adequados a uma sociedade estamental. Isso significa que, a classe social em que uma pessoa nascia determinava sua posição perante o povo pelo resto de sua vida. A possibilidade de trocar de estamento era mínima ou até mesmo nula.

A Idade Contemporânea ou Contemporaneidade está inserida na divisão da História como o período que tem início com a Revolução Francesa em 1789 e perdura até a atualidade.

O desenvolvimento da ciência e a acumulação do capital permitiram o desenvolvimento da indústria na Inglaterra, local que reuniu as condições para a Revolução Industrial. Esta, por sua vez, trouxe mudanças significativas nas relações de trabalho, nas formas de produção, e resultou no surgimento do capitalismo.

A mudança da sociedade feudal para a sociedade moderna significou mudanças de um padrão de organização de sociedade e de pensamento cultural. Essas mudanças não ocorreram da noite para o dia. Foram necessárias décadas de mudanças históricas no contexto econômico, social e religioso.

Hoje denominamos poder social a capacidade que certos indivíduos têm de influenciar a sociedade, por meio do discurso, de seu carisma ou pela posse de meios que permitam a grande difusão de suas ideias.

Por "Poder" estamos entendendo toda capacidade, possibilidade e probabilidade de agir, impor sua vontade e produzir efeitos numa relação social, independentemente de resistência, capitulação ou manipulação dos indivíduos.

O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil.