Qual a diferença de folhado e folheado?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os dois termos significam a mesma coisa e se referem a um processo em que se utiliza uma folha fina do metal nobre sobre as peças. Então, essa folha é colocada junto a base do acessório e ela é prensada nele, para que se estabeleça a adesão da folha ao acessório.

Uma peça é considerada folheada quando passa pelo processo de folheamento ou chapeamento, que consiste em revestir uma semijoia com uma fina camada de material nobre em sua superfície. Durante esse processo, a peça é submetida a uma forte compressão, fazendo com que a folha fina de metal precioso se adira à base.

1- Entender se a cor do brinco é folheada, de fato
O motivo para isso é o fato de que todas as peças de qualidade possuem um brilho parecido com os itens legítimos. Você também deve notar se não existem manchas ou partes descascadas no brinco, pois esses também são sinais de que o acessório é apenas uma bijuteria.

O folheado está quase extinto devido à dificuldade de execução do seu processo. O banhado, além de ser mais fácil, tem maior eficiência e possui maior durabilidade e qualidade.

Evite também tomar banho de mar, entrar em piscinas ou em rios com as peças. Em qualquer procedimento estético que você fizer, procure tirar as peças antes, evitando assim eventual contato com produtos químicos. Não lave louças ou faça trabalhos manuais que possam gerar atrito com as joias folheadas.

R$ 42,98 un.

Uma joia banhada a ouro passou por um processo que literalmente banha a peça completamente. Trata-se de mergulhar em uma solução de ouro e ligá-la a uma corrente elétrica, que se chama galvanoplastia. É importante entender que se diferenciam das peças folheadas, já que o folheamento nada mais é do que um chapeamento.

Indicada para massas folhadas em geral na produção de mil folhas, vol-au-vent, palmieres, tortas, pastéis folhados, entre outros; e para massas semi-folhadas na produção de croissants daneses e catarinas, etc.

Teste com Imã
Peças de ouro não são magnéticas, então tente aproximar o imã da corrente para verificar se há atração. Se você notar que não houve atração, provavelmente a joia deve ser realmente legítima.

No caso das joias folheadas, elas podem durar aproximadamente dois anos até que o banho de ouro comece a manchar e se desgastar. Entretanto, essa duração também pode variar, sendo menor ou maior, dependendo de como a pessoa guarda suas joias.

2 anos

Quanto tempo dura uma joia folheada? Para manter a durabilidade e qualidade de uma peça, é preciso ter alguns cuidados básicos para garantir sua longevidade. Seguido esses passos, um acessório folhado pode durar até 2 anos, antes que o mesmo comece a manchar ou desgastar.

Aço inoxidável

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade. Os acessórios em aço são indicados para pessoas alérgicas a outros metais preciosos ou bijuterias e semijoias. Além disso, é antialérgico, tanto que é o material ideal para ser usado em piercings e procedimentos cirúrgicos.

Aço

Aço – comum em bijuterias, o aço é um metal não precioso que apresenta durabilidade e resistência ideal para fabricação de correntes de bijuteria. O aço inox, muito comum em gargantilhas, possui em sua composição cromo e níquel e confere maior brilho e resistência a corrosão nesse tipo de acessório.

Essa é uma pergunta muito comum e a resposta é simples: as joias da Rommanel não são feitas de ouro maciço (e nenhuma joia na verdade pode ser feita de ouro maciço…); elas são banhadas a ouro e no mercado são as que mais levam ouro no banho.

Entenda agora o que você pode ou não fazer com as peças:

  1. 1- Evite tomar banho de mar e produtos químicos com as semijoias. ...
  2. 2- Jamais passe perfume diretamente nas peças. ...
  3. 3- Guarde as peças e um local limpo, seco e arejado. ...
  4. 4- Limpe as peças de forma correta. ...
  5. 5- Tome cuidado com o atrito das peças.